sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tribuna Livre

Espaço dedicado aos amigos e moradores da cidade de Niterói. Envie o seu recado!


HISTÓRIA DAS COISAS

Acho que esse vídeo é um interessante instrumento para provocarmos o debate sobre a questão ambiental e iniciarmos a nossa visão sobre o ECO SOCIALISMO.

Sobre o vídeo pontuo:

a) MAIS VALIA. Apesar de não seguir o caminho de apresentar ou aprofundar o conceito de mais valia, toca (subjetivamente) nesta problemática. Ou seja, seria muito bom se pudéssemos produzir algo assim, mas que trouxesse a questão da mais valia.

b) ADMINISTRANDO O CAPITAL. Movimentos desse gênero (que tem um grande apelo na juventude e nos movimentos ambientais atualmente), acabam exercendo o papel de administrar a crise do capital e seus impactos ambientais. O que é, na minha opinião, uma das questões centrais que demarca a diferença entre uma visão de fato socialista  e a apresentada, por exemplo, pela linha de pensamento/ação personalizada por MARINA SILVA.
Na verdade, movimentos nesta vertente estão preparando a sociedade e os próprios capitalistas para uma nova fase do capital (a sustentabilidade). Afinal, se não tem planeta, o que adianta ser capitalismo? Embora há anos já se está procurando meios de se viver fora da Terra.
Por exemplo, ao tratar do preço do rádio, que é considerado barato, passa a ideia de que devemos desconfiar de produtos "1,99" ou "made china". Ou seja, é mais "saudável" pagar mais caro por um "produto ecologicamente correto".

c) LINGUAGEM. Muito boa a linguagem de comunicação utilizada. Certamente, dentro de nossas possibilidades ou limitações econômicas, o partido deveria seguir esta linguagem. Na verdade, em alguns programas o PSOL já chegou a utilizar algo assim (animação, narrativa/diálogo, narradora, etc.) intercalando com o pronunciamento das candidaturas, depoimentos dos movimentos sociais e lideranças.

Veja o vídeo "HISTÓRIA DAS COISAS":


A cada nascer do SOL, a luta continua!

Swami Cordeiro Bérgamo
Sindiupes
INTERSINDICAL-ES
PSOL-ES
APS-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário