sábado, 16 de junho de 2012

Greve dos metalúrgicos de Niterói: 16 dias de resistência!

A greve dos metalúrgicos de Niterói chegou ao 16º dia contrariando as apostas da patronal e da direção do sindicato dos metalúrgicos. Uma greve pela base, democrática e combativa que pede melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Além disso, exige que casos como o que ocorreu na última páscoa não se repitam, quando um trabalhador do estaleiro Mauá não retornou para sua casa pois perdeu a vida em um acidente de trabalho.

Se trata de uma greve que já é vitoriosa, pois recuperou a dignidade de uma categoria que há anos estava adormecida pelos golpes da direção sindical pelega. Desde a primeira hora, nosso partido, mandato, entidades sindicais de luta da cidade como o SINTUFF, estivemos na solidariedade e apoio concreto a essa greve.
Está claro que a tarefa deste ano já foi cumprida independentemente do desenrolar das negociações. Está claro para a categoria que o mais importante agora é tomar o sindicato de volta para as mãos dos trabalhadores e organizar uma grande campanha salarial em 2013.

                                       “Acompanho as movimentações dos trabalhadores metalúrgicos quase que diariamente aqui em Niterói. Sem dúvida é uma greve muito importante para a categoria. Toda a população que acredita em uma cidade melhor, sem exploração e mais igualitária, deve apoiar esses trabalhadores. Estarei até a vitória com eles, defendendo seus direitos e de todos os que lutam por dias melhores, esse é um dos mais importantes papéis de um mandato popular e de luta.”, disse o vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói.

Nesta de 2012, a luta dos trabalhadores fez a patronal retroceder um pouco, aumentando a proposta inicial de reajuste salarial e de ticket refeição. Mas a ganância da patronal é desmedida, num momento em que estão cheios de encomendas (inclusive do dinheiro público), seguem a sua lógica de não querer dividir o bolo. Fazem a sua parte e os trabalhadores também estão fazendo a sua.

Não temos dúvida que a partir desta greve teremos os metalúrgicos de volta, como mais uma categoria que irá lutar cotidianamente para uma cidade onde a maioria seja ouvida e atendida. Niterói será melhor com os metalúrgicos mobilizados!

Leiam o pronunciamento do nosso deputado estadual Marcelo Freixo, que falou esta semana na ALERJ sobre a greve dos metalúrgicos em Niterói:


"É curioso porque esse setor da indústria naval, que tem grande crescimento, tem uma greve muito forte, desde o dia 31 de maio, conseguindo atingir seis estaleiros: Mauá, STX, Aliança, Renave, Enaval e UTC. Estão todos em greve, uma greve da base dos metalúrgicos, uma greve em que o próprio sindicato não atua de forma minimamente decente, faz o jogo patronal, mas foram atropelados por uma base de jovens, fundamentalmente jovens, completamente insatisfeitos, que pedem reajuste de 16%, além de aumento no tíquete de alimentação. Não é nada demais, estão minimamente cobrando um nível melhor de valorização", disse Marcelo Freixo no plenário da Alerj. Confira




Nenhum comentário:

Postar um comentário