sexta-feira, 22 de junho de 2012

COMUNIDADE DO SAPÊ / FAZENDINHA SEGUE LUTANDO E SE ORGANIZANDO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CULTURA TRADICIONAL


A comunidade do Sapê/Fazendinha promoveu no último dia 17 de junho, através da Associação de Moradores e Amigos N. Senhora da Conceição, a palestra “Do meu lixo cuido eu”, com Claudio Oliver. A palestra, que acabou se tornando uma grande conversa muito agradável com a comunidade, em meio a um saboroso lanche e uma deliciosa sopa de guandu, teve por objetivo trazer a experiência de Olivier para a comunidade da Fazendinha.


Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, Oliver, morador de um condomínio de luxo, convenceu quase todos os moradores a aderirem à compostagem do lixo, ao recolhimento do óleo de cozinha para fazer sabão, ao pó de café usado e outros pequenos segredos para a preservação do planeta. No jardim do condomínio, carneiros pastando, como uma sonhada casa no campo.


No quintal da sua casa, esse ex-dentista fluminense, integrante da ONG Casa da Videira que semeia esses mesmos princípios, ele também recicla seu lixo, cuida de suas galinhas e produz 350 kg de alimento por ano em sua horta. Exemplo imediatamente adotado por seus vizinhos, entre eles Eduardo e Debora, que têm implementado ações como essas por toda a redondeza, estimulando o plantio de árvores e canteiros de flores em praças e terrenos baldios. A Prefeitura, se no início mostrou-se receosa com a 'ocupação', começa a ceder aos encantos óbvios dos mutirões de preservação da área verde.


 O encontro da comunidade da Fazendinha com Oliver aconteceu no salão da igreja Nossa Sra Conceição e contou com uma grande participação da comunidade que, além de ouvir e aprender, passou também muitos ensinamentos ao palestrante. A comunidade tradicional mostrou todo o seu saber e aproveitou o momento para buscar aplicar este importante saber nas técnicas apresentadas pelo palestrante Oliver.

Leiam mais sobre o trabalho de Claudio Oliver e da Ong Casa da Videira: 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário