sexta-feira, 22 de junho de 2012

RENATINHO DEFENDE QUE O MUNICIPIO TENHA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO ESPECÍFICO PARA DEFICIENTE INTELECTUAL.

Por meio da Indicação Legislativa 01507/2012, o vereador Renatinho (PSOL) solicitou que a Prefeitura promova acesso às pessoas com deficiência intelectual a tratamento odontológico especializado. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Renatinho tem recebido apelos, relatos e reclamações sobre a dificuldade de se encontrar anestesistas e dentistas especializados para atender pessoas com deficiência intelectual (antes chamadas de pessoas com deficiência mental), principalmente com paralisia cerebral, que não conseguem comunicar-se por elas mesmas.

            “Essas pessoas têm dificuldade de se expressar, especialmente com a paralisia cerebral. As famílias não encontram dentistas especializados e anestesistas para esses atendimentos específicos. Além disso, não há centros cirúrgicos onde essas possam realizar o procedimento de exondontia (extração total dos dentes) e outros odontológicos, com anestesia geral”, afirma Renatinho. Esses procedimentos são usuais para minimizar o sofrimento dessas pessoas.

Segundo especialistas, as anestesias sucessivas desencadeiam efeitos colaterais, prejudicando a saúde desses pacientes. “Logo, a exondontia, principalmente nos casos relatados destas pessoas excepcionais, trata-se de um procedimento definitivo para eliminar a dor e outras doenças, tais como as causadas por focos dentários. Elas merecem tratamento diferenciado, atenção e proteção”, defendeu o Dr. Paulo Renato Soares, Engenheiro Químico - UFF, Engenheiro Ambiental e Sanitarista – UERJ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário