sexta-feira, 29 de junho de 2012

APAE DE NITERÓI É A ÚNICA NO PAÍS QUE ENFRENTA PROBLEMAS FINANCEIROS POR NEGLIGÊNCIA DA PREFEITURA



O vereador Renatinho (PSOL) informou que a secretária municipal de Governo, Cristina Monnerat, será procurada até terça-feira (3-07), para agendar uma reunião com objetivo de solucionar o atraso no repasse de recursos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Niterói. Nesta quinta-feira (28-06), a Comissão Permanente de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente, do Idoso, da Mulher e da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores de Niterói, a qual Renatinho é o presidente, realizou reunião para discutir o problema.

            “A presidente da APAE de Niterói, Norma Corrêa Pires, relatou a situação da entidade, que não recebe os recursos da Prefeitura há meses. Pessoalmente defendo que o município é que deveria diretamente cumprir esse papel de prestar assistência às pessoas com deficiência. No entanto, enquanto o município nada faz, obviamente deve dar apoio às entidades que prestam este serviço. E mais uma vez, ficou evidente que Niterói enfrenta sérios problemas na administração dos seus recursos públicos e no encaminhamento de soluções para os problemas da cidade”, afirmou Renatinho.

            Apesar das dificuldades, a APAE de Niterói demonstrou ao Governo que está certa em seu questionamento e obteve um acordo verbal do então Secretário Municipal de Governo, Comte Bittencourt, de que as verbas voltariam a ser repassadas e os atrasados seriam pagos. Porém, até o momento esse acordo não foi cumprido pela Prefeitura. “Entre outras coisas, a prefeitura insistia em tentar impedir que a APAE atendesse pessoas com deficiência que estivessem acima de 24 anos e nos solicitou a interrupção do tratamento de todos que completassem esta idade. Ora, tem pessoas que possuem deficiência degenerativas e com o decorrer da idade pioram o quadro. Não podemos abandonar estas pessoas à própria sorte.”, disse Norma Pires, presidente da APAE Niterói.

            Foi consenso na reunião que um dos membros da Comissão de Direitos Humanos, agendará reunião, até terça-feira, entre a secretária Cristina Moneratt, a Comissão de Direitos Humanos e a APAE. Esta Comissão realizará uma Audiência Pública na próxima quarta-feira (4-07), às 14h, na Câmara de Vereadores. “Para esta reunião da Comissão, convidamos mas não contamos com a presença de representantes do Executivo. Na Audiência Pública queremos contar com a presença de um representante do Governo, para que a APAE de Niterói exponha as dificuldades e o Município apresente publicamente a proposta de acordo”, completou Renatinho.

            A instituição - Em todo o Brasil, existem 2.116 APAEs, sendo 62 só no Estado do Rio de Janeiro. Apenas a prefeitura de Niterói não vem realizando os repasses. Também estiveram na reunião, o senhor Delton Bastos, presidente da Federação das APAEs do Rio de Janeiro; pais, professores, médicos, alunos, pacientes sócios e apoiadores da APAE de Niterói.

Audiência Pública sobre os problemas enfrentados pela APAE Niterói: Dia 04 de julho de 2012, a partir das 14 horas, no Plenário Brigido Tinoco, Câmara Municipal de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário