sexta-feira, 29 de junho de 2012

FIM DO SACRIFICIO DE ANIMAIS EM NITERÓI: PUBLICADA A LEI 2965/2012


O vereador Renatinho (PSOL) afirmou que acaba de ser sancionada a Lei 2.925, de 26 de junho de 2012, proibindo que animais que forem encontrados pelos órgãos públicos de Niterói  sejam sacrificados. Projeto de lei neste sentido, aprovado na Câmara de Niterói, alterou a Lei 726/1988, que permitia o sacrifício de animais através do Centro de Controle de Zoonoses. Sancionada na última quarta-feira (27-06), a Lei 2.965/2012 garante que não serão sacrificados animais apreendidos. Antes da aprovação o Controle de Zoonoses era autorizado inclusive a sacrificar animais que não conseguissem apreender.

            
“Com os avanços da legislação e da medicina veterinária não há mais motivos para que animais sejam sacrificados pelo município. A falta de políticas públicas, como um programa eficiente de castração, doação e adoção, não podia servir de justificativa para o sofrimento dos animais”, assinala Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores.

“Da mesma forma, era absurda a previsão de que animais poderiam ser sacrificados por impossibilidade de serem transportados e receberem cuidados. Agora, iremos cobrar uma gestão mais eficiente dos recursos e a implantação de um serviço de assistência veterinária móvel, que já apresentamos projeto de lei”, afirma o vereador do PSOL.

Para Renatinho, os avanços na legislação precisam continuar. “Sem dúvida tivemos um importante avanço na defesa dos direitos dos animais. Mas certamente ainda há que se avançar bastante. Tenho outras leis de defesa dos animais e vou cobrar que também sejam votadas. Uma delas altera o Código de Posturas, que hoje trata o animal como coisa, fazendo-os receber o mesmo tratamento de produtos encaminhados ao abrigo municipal. Queremos ainda essa alteração para que a fiscalização de posturas também garanta melhor tratamento aos animais, por exemplo, que forem apreendidos ao estarem sendo vendidos ilegalmente em feiras ou mercados”, concluiu o vereador do PSOL. A nova Lei tem a co-autoria de mais dois vereadores: Gallo e João Gustavo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Por enquanto a situação ainda é caótica e os fiscais de postura que já recebi claramente não gostam de animais, mas... Já começo a ver uma luz no fim do túnel. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir