sábado, 2 de junho de 2012

FORA DUTO DO COMPERJ: ENTIDADES ENTREGAM ABAIXO-ASSINADO NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Na próxima terça-feira, 05 de junho de 2012, a partir das 14:30h, diversas entidades ambientalistas e do movimento social de Niterói e Marica, irão ao Ministério Público entregar as quase 3.000 assinaturas de repúdio à instalação do Duto do Comperj. Na oportunidade algumas das entidades também entregarão ofício na Prefeitura Municipal de Niterói pedindo para que o Prefeito se posicione contra a instalação do Duto e exigindo uma audiência pública sobre o tema com a participação do INEA. 

A Petrobrás pretende instalar em Itaipuaçu, a alguns poucos quilômetros da costa de nossa Região Oceânica, um emissário submarino para despejar toneladas de dejetos petroquímicos no mar. Todas as porcarias industriais vindas do COMPERJ serão despejadas e trazidas pelas marés para as nossas praias. Segundo técnicos do próprio INEA, a totalidade da tabela periódica, ou seja, cianetos, fenóis, óleos, graxas e todos os demais elementos químicos existentes serão jogados no nosso mar. Em pouco tempo estes dejetos atingirão Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga! Esses dejetos petroquímicos possuem características conservativas e cumulativas e se mantém no ambiente por um longo tempo, trazendo seríssimos danos de caráter ambiental (ecossistemas e vida marinha), social (pesca, moradia, lazer), turístico (eco turismo, turismo náutico, turismo subaquático, surfe) e econômico (comércios, pousadas, restaurantes)!

 “Existem tecnologias modernas que são usadas em outras refinarias, como a de Capuava, em São Paulo. Lá é feita a reutilização dos dejetos industriais. A Petrobras não pode querer economizar dinheiro e acabar com o meio ambiente e com a vida de centenas de pescadores de Maricá e de Niterói, além de trazer riscos para a saúde de banhistas e acabar com nossas praias. O inquérito está aberto pelo MP e agora vamos precisar do apoio de todos para fazer cada vez mais pressão social elevar informações que ajudem a impedirmos esse absurdo que é a instalação do duto”, afirma Renatinho do PSOL, que também participará da atividade junto aos movimentos sociais.

Ato de entrega do abaixo-assinado ao MP e ofício ao Prefeito: Dia 05/06, a partir das 14h, em frente ao Edifício Tower 2000 (Rua Visconde de Sepetiba 935, 7º andar) e depois na Prefeitura de Niterói. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário