sábado, 16 de junho de 2012

Greve Geral das Universidades Federais brasileiras

"Ô, Ô, ô, Ô, Ô, cadê o dinheiro? A Dilma deu tudo pro bicheiro e pra banqueiro!"


Essa é uma das palavras de ordem que tem tomado conta das universidades e ruas do país nos últimos 20 dias. As universidades federais brasileiras estão em greve geral em um movimento de mobilização sem precedentes na história recente do país. O movimento que começou com força entre os professores, contagiou estudantes e técnicos administrativos que também deflagraram greve em pelo menos 40 universidades federais brasileiras.

A Universidade Federal Fluminense – UFF – foi a primeira a entrar em greve geral, pois após a deflagração da greve dos professores os estudantes realizaram assembléias massivas e entraram em greve, assim como o SINTUFF, que antecipou a greve dos técnicos na UFF e conclamou à FASUBRA que realizasse o mesmo.

Nesta semana o Comando Nacional de Greve dos professores foi recebido pelo governo federal. O mesmo pediu uma “trégua” na greve por 20 dias, e que depois disso poderia apresentar uma proposta. Os professores não aceitaram e as negociações devem continuar na próxima semana.

Já os estudantes irão realizar a primeira reunião do seu Comando Nacional de Greve nesta próxima segunda-feira (18/06) no Rio de Janeiro. Os técnico administrativos, que realizaram uma forte greve ano passado, ainda estão na “fila” para serem recebidos pelo Governo para debaterem suas pautas.

Dia 05 último, os três segmentos realizaram uma forte marcha em Brasília com cerca de 10 mil pessoas. Aqui no Rio, cerca de 5 mil pessoas fizeram uma manifestação das federais em greve.

                     “Se trata de um movimento muito forte que tem todo nosso apoio e participação direta. O governo está sendo colocado contra a parede e há um enorme questionamento acerca da política econômica aplicada no país e também em relação aos escândalos de corrupção. Essa greve defende a educação, sua qualidade e expansão.”, completou o vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário