sábado, 16 de junho de 2012

Vereador Renatinho constata falta de vagas em abrigos de Niterói

O vereador Renatinho (PSOL) visitou, na última semana, o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Crepop), e a Casa de Cidadania Florestan Fernandes, ambos no Centro, Niterói. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Renatinho constatou a falta de espaço para acomodar dois homens e uma mulher. Em maio, Renatinho apresentou projeto de lei que cria um abrigo noturno.

“O Programa Centro de Acolhimento Noturno tem o objetivo de garantir plenos direitos aos cidadãos excluídos, através de assistência multidisciplinar. Lá, essas pessoas terão serviços de assistência social, psicologia, pedagogia e educação social. É preciso fazer valer esta ação em prol da dignidade dos moradores de rua, que necessitam recuperar a autoestima. Esta proposta foi aprovada na audiência pública da Rede de Proteção à População em Situação de Rua, realizada por nossa comissão em 2011”, disse Renatinho (PSOL).

Ele constatou a presença de dois homens que dormiam na varanda do Crepop, um dos quais deitado numa mesa. O outro estava dormindo no chão. A mulher, que foi retirada da rua há uma semana, permanecia sentada na varanda do Centro de Referência Especializado para População de Rua. Segundo a direção da instituição, a senhora não quis tomar banho nem cortar os cabelos. A Comissão de Direitos Humanos acredita que a senhora precisava de um quarto só para ela, mas a instituição só tem disponível espaço para pernoite.

Na Casa Florestan Fernandes, Renatinho verificou que não há área adequada para lazer, inclusive para uma criança que vive na unidade com a mãe. A Prefeitura também não conseguiu resolver a questão do número de vagas nos abrigos. Na Florestan Fernandes, são 53 vagas, sendo 24 para homens, 14 para mulheres, oito pernoites e sete para famílias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário