segunda-feira, 18 de março de 2013

VEREADOR RENATINHO (PSOL) REPUDIA ESCOLHA DE FELICIANO PARA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS


No último dia 7, o vereador Renatinhio (PSOL) apresentou, na Câmara de Vereadores, uma Moção de Repúdio contra a indicação do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) para a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Federal. O parlamentar foi indicado pela base do Governo Dilma Roussef (PT) para a função. A eleição desse deputado só foi possível porque parlamentares do PMDB, PSDB e PT cederam suas vagas na Comissão de Direitos Humanos para deputados do PSC, em troca de vagas na Comissão de Relações Exteriores. Diante dessa negociação da base do Governo, o então presidente da Comissão de Direitos Humanos, Domingos Dutra (PT-MA), renunciou ao cargo e se negou a dar posse a Marco Feliciano.

     “Esse deputado do PSC nunca militou em defesa dos direitos humanos, pelo contrário, é conhecido como uma pessoa racista e homofóbica. É contrário a princípios básicos de defesa dos direitos humanos”, afirmou Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói.

Em 2011, esse deputado escreveu no twitter: “sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids, fome... etc”. Marco Feliciano também escreveu no twiter que: “a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime e à rejeição”. O líder do PSOL na Câmara Federal, o deputado Ivan Valente (SP), declarou seu repúdio e afirmou que a comissão não teria condições políticas de funcionar com Feliciano como presidente.

 A Declaração Universal de Direitos Humanos traz o seguinte texto em seu artigo 2º: “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.

     “Dessa forma, como brasileiros e defensores de direitos humanos, precisamos mesmo repudiar a eleição deste deputado para a Comissão de Direitos Humanos. Vamos fazer com que essa nossa moção chegue em Brasília para demonstrar nossa posição e para que possamos dar nossa contribuição para reverter essa eleição absurda”, completou o vereador Renatinho (PSOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário