sábado, 23 de março de 2013

Renatinho denuncia descaso dos governos com situação dos desabrigados

O vereador Renatinho (PSOL) denunciou a descaso com a vida das pessoas que estão no antigo 3º BI, Venda da Cruz, e o estado do imóvel que deveria ser destinado a eles. Mostrado pela TV, os edifícios que estão sendo construídos com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida” para desabrigados da chuva de abril de 2010 em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, já apresentam rachaduras e ameaçam desabar.


Entre os futuros beneficiados, estão ex-moradores do Morro do Bumba, onde 49 pessoas morreram após um deslizamento que devastou centenas de casas. Desde então, os desabrigados vivem amontoados e em condições precárias em três blocos do 3º Batalhão de Infantaria do Exército, há anos desativado, no município vizinho de São Gonçalo. O início da entrega dos apartamentos, previsto para abril, está adiado por tempo indeterminado.
Os condomínios Zilda Arns 1 e 2 estão sendo construídos pela Imperial Serviços Ltda., no bairro do Fonseca, ao custo de R$ 26,6 milhões. Placas com logotipo do Governo Federal e da Prefeitura de Niterói afixadas no local informam que 458 famílias serão beneficiadas. As rachaduras surgiram em dois prédios do Zilda Arns 2, conforme noticiou na quarta-feira (20) o RJTV, da TV Globo. Em volta de um deles, o terreno cedeu e surgiu uma cratera. Cada prédio tem cinco andares (incluindo o térreo), com 40 apartamentos cada.

Uma equipe da Defesa Civil Municipal, com engenheiros, arquitetos e geólogos, esteve na quinta-feira (21) no terreno e vistoriou os prédios rachados. "Vamos fazer um relatório relatando o que vimos, apontar as possíveis causas do problema e fazer recomendações para saná-lo. O documento vai dizer se os prédios precisarão ser demolidos ou se é possível a realização de obras de reforço estrutural", explicou Bianca Neves, diretora operacional da Defesa Civil. Waldemar Neto, engenheiro da Imperial Serviços responsável pela obra, acompanhou a vistoria. À TV Globo, ele disse que as fortes chuvas recentes provocaram acumulação de água no terreno. Isto teria carregado o solo e causou as trincas nos prédios.

Renatinho se pronunciou, em sessão plenária da Câmara de Niterói, sobre o assunto. 

         "Essa situação nos revolta e nos entristece muito. Parte dos desabrigados que iriam receber esses apartamentos, depois de três anos sem nada, estavam agora esperançosos e receberam essa notícia trágica. Além de crime com o dinheiro público investido ali de forma irresponsável, trata-se de um grande desrespeito a esses trabalhadores que estão sem casa há tanto tempo. Na terça-feira (26), teremos uma audiência pública na Câmara, convocada por vereadora da base do governo, quando eles dizem que vão dar explicações. Estarei lá para exigir além de explicações, uma solução rápida para as famílias desabrigadas. Os culpados pela obra mal feita terão que ser punidos e devidamente responsabilizados pelo sofrimento causado às famílias e pelos milhões jogados fora”, disse Renatinho acrescentando que também vai se posicionar em relação às condições do abrigo provisório.
          
             “É preciso resolver a situação deplorável que se encontra o abrigo do 3º BI. Sobre isso, a Bancada do PSOL deu entrada até em uma CPI na Câmara. Mas independente de aprovação ou não da CPI, iremos investigar os diversos contratos de prestação de serviço nesse abrigo e todo o montante de dinheiro investido ali. Já que na prática o local está abandonado, repleto de fezes e esgoto, causando todo tipo de doenças, inclusive em idosos e crianças. As pessoas se encontram em situação desumana e isso piorou de um tempo pra cá. Não vamos permitir que essas pessoas sejam novamente agredidas dessa forma pelo poder público. Já enviamos diversos ofícios aos órgãos competentes, tanto daqui quanto de São Gonçalo, para que tomem providências imediatas e vamos acompanhar." disse o vereador Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói.

Veja na imprensa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário