segunda-feira, 18 de março de 2013

A ILUSÃO DAS PRIVATIZAÇÕES DOS SERVIÇOS PÚBLICOS



Em 1998, o então governador do Rio de Janeiro, Marcello Alencar (PSDB), anunciava a privatização dos serviços das barcas que fazem o trajeto Rio-Niterói e Rio-Paquetá, prestados até então  pela empresa pública Conerj. Alegava o então governador a ineficiência da empresa, o que gerava péssimos serviços à população.     

O projeto de privatização contou com o decisivo apoio do então deputado Sérgio Cabral (PSDB), presidente da Alerj. O consórcio Barcas S/A, formado por diversos empresários e hoje controlado pela empresa CCR, adquiriu 80% da participação do consórcio.
     
Hoje, 14 anos após a privatização, o preço do transporte foi majorado em mais de 400% e encontra-se próximo de sofrer novo aumento (dia 2 de abril), e o que constatamos é um atendimento precário à população, que enfrenta todos os dias filas imensas nos horários de pico e embarcações que ficam à deriva na Baía de Guanabara, gerando insegurança ao usuário.

Como se não fossem suficientes todos esses transtornos, o usuário das barcas, por decisão do consórcio de empresários não podem mais contar com os serviços da empresa após a meia-noite. É um verdadeiro toque de recolher, na Região Metropolitana do Estado, envolvendo três das suas mais importantes cidades, a capital (a cidade do Rio de Janeiro), a cidade de Niterói e a cidade de São Gonçalo, que responde, segundo pesquisas por 40% dos usuários das barcas.
     
A privatização das barcas, e de outros serviços públicos longe de melhorar os serviços prestados à população obedecem apenas a lógica do capital, a lógica dos empresários ávidos por lucros  e que colocam seus interesses acima dos interesses da população. Chega de covardia, pela imediata reestatização do transporte público das barcas.



Os transportes em Niterói a serviço do lucro

Nossa cidade continua ser vítima de um projeto de planejamento urbano que visa unicamente o lucro. Depois de terem sucateado as barcas e privatizado durante o governo Marcello Alencar (1998), na administração do município de Niterói era Jorge Roberto o prefeito, alegou-se que a privatização resolveria todos os problemas. Mas a verdade foi outra. Com gordos incentivos fiscais, os proprietários da concessão só pioraram o serviço. A Barcas SA prestou um péssimo serviço com acidentes, atrasos, lotações e aumento abusivo da tarifa.

A mudança da concessão para a CCR gerou promessas, mas novamente os problemas persistem. As filas imensas, atrasos, péssima qualidade das instalações das barcas e os aumentos das tarifas são expressão da ganância do empresariado. Diversas cláusulas dos contratos nunca foram respeitadas.
     

Um comentário:

  1. Precisamos de transporte público de qualidade! Moro em Pendotiba, quero deixar o carro na garagem, mas é impossível! Só existe uma linha que atende ao bairro e os coletivos transitam lotados a qualquer hora do dia. O que está faltando para que os governantes percebam que o transito ficaria muito melhor, além de diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida de todos!!!

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