sábado, 23 de março de 2013

RENATINHO É CONTRA O FECHAMENTO DA MATERNIDADE ALZIRA REIS



No dia 8 de março foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. Um dia que marca a luta das mulheres trabalhadoras pelos seus direitos à saúde, salários melhores, pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade entre os sexos.

Historicamente as mulheres têm avançado na luta, conseguindo o direito de votar, o direito de trabalhar, estudar e, mais recentemente o direito a denunciar agressões físicas, verbais e psicológicas com a Lei Maria da Penha. Ainda que sejam avanços, a nossa sociedade ainda impõe à mulher um papel secundário no que diz respeito à igualdade de salários, acesso à saúde, creches e etc.

No Estado do Rio de Janeiro, isso fica ainda mais evidente, pois temos um dos piores índices no que diz respeito à saúde. Vemos hospitais precarizados, pessoas morrendo nas filas dos mesmos, falta de profissionais concursados e qualificados, falta de medicamentos e inúmeros outros problemas que fazem com que a população fique à própria sorte.

Tudo isso causado pela falta de investimento e sucessivos cortes de verbas feitos pelo governo federal e estadual. Somente no ano passado, foram cortados R$ 50 bilhões das áreas sociais pelo governo Dilma (PT), e isso significa menos verbas para saúde, educação, habitação, saneamento, etc.

Ao mesmo tempo, os cofres públicos são abertos para as obras da Copa do Mundo e Olimpíada, reforma de estádios, empréstimos do BNDES aos empreiteiros, isenções fiscais, etc.

Onde isso nos afeta – Desde o ano passado, o governo de Jorge Roberto Silveira (PDT) vem atacando sistematicamente a Maternidade Alzira Reis, centro de referência de saúde da mulher, que atendia pelo SUS com qualidade, eficiência e gratuidade. A maternidade sempre foi conhecida pelo excelente tratamento que oferecia aos usuários, pelos cuidados com as gestantes, parturientes e recém-nascidos, atendendo não só a população de Niterói, mas também das regiões próximas como São Gonçalo.

Jorge Roberto queria transferir o atendimento a um puxadinho sem estrutura no CPN, ou seja, fechar as portas da Maternidade Alzira Reis. Neste sentido, vemos que o atual governo de Rodrigo Neves (PT) segue a mesma política do governo anterior, não garantindo a manutenção da maternidade em Jurujuba, tão pouco se posicionando acerca disso.

Este fato ataca fundamentalmente as mulheres que dependem do serviço para terem seus filhos de forma digna, serem atendidas com qualidade e não morrerem na fila de espera de mais um hospital precarizado. Ataca também as crianças recém-nascidas que não terão todo o cuidado necessário assim que nascem para garantir um desenvolvimento saudável e tranquilo.

O mandato do vereador Renatinho (PSOL) sempre esteve ligado à luta por uma saúde pública, gratuita e de qualidade, como quando votamos contra as OSs e estivemos ao lado dos movimentos sociais que ocuparam o plenário no dia 29 de dezembro de 2011.

Sempre defendemos o caráter público do SUS, reivindicando o direito humano ao acesso à saúde de forma irrestrita e gratuita, por isso estaremos ao lado de toda a população, defendendo a Maternidade Alzira Reis dos constantes ataques e riscos de fechamento, assim como estaremos lutando contra a privatização da saúde e por mais verba para a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário