sexta-feira, 1 de março de 2013

RENATINHO SOLICITA INSTALAÇÃO DE BANHEIROS PÚBLICOS EM NITERÓI

                 

Os vereadores Renatinho e Paulo Eduardo Gomes (ambos do PSOL) solicitaram, por meio de indicação legislativa (173/2013) que a Prefeitura de Niterói instale banheiros públicos, inclusive adaptados para pessoas com deficiência, nas principais vias da cidade. De acordo com a Lei Orgânica de Niterói (artigo 213, inciso XL), compete aos órgãos da administração municipal a colocação de sanitários públicos nos principais pontos públicos de grande circulação de pessoas, em especial na orla da Baía de Guanabara.

            “Durante o governo Jorge Roberto, eu já tinha feito, junto com o vereador Gallo, uma indicação solicitando o imediato cumprimento da lei. Agora, fiz nova indicação ao atual governo, junto com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o companheiro Paulo Eduardo Gomes, para que o prefeito cumpra e lei e respeite os cidadãos que necessitam de banheiro público nas ruas”, assinalou Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói.   

            Apesar de a Lei Orgânica Municipal ter sido criada em 1990, não há até hoje uma política prioritária, e sequer secundária, para a instalação de banheiros públicos na cidade. O vereador Renatinho (PSOL) possui, inclusive, projeto de lei (207/2010) que dispõe sobre a proibição da cobrança de tarifa pelo uso de banheiros em espaços abertos ao público em Niterói.

            “No entanto, temos certeza de que para além de proibir a cobrança nos banheiros em espaços abertos ao público, os banheiros públicos devem ser construídos para atender à população de maneira prioritária, cumprindo-se assim a Lei Orgânica Municipal de maneira imediata e urgente”, afirma o vereador do PSOL. 


VEJA O QUE CONSTA NA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE NITERÓI SOBRE O ASSUNTO:

Art. 213 - Compete ao Município, no âmbito do Sistema Único de Saúde:

XL - estabelecer política prioritária de instalação de banheiros públicos, inclusive adaptados para pessoas portadoras de deficiência, nos principais logradouros da Cidade, sob controle e vigilância de servidores municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário