sábado, 9 de março de 2013

Audiência pública em defesa da Escola Fagundes Varela


Atendendo à solicitação da comunidade do Engenho do Mato, o vereador Renatinho (PSOL), através da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e Adolescente da Câmara de Vereadores de Niterói, solicitou a realização, nesta segunda-feira (11-03), às 19h, na sede da Associação de Moradores do Engenho do Mato (AAMEM), de audiência pública para debater a destinação do terreno da Escola Estadual Fagundes Varela. Segundo informações do Governo Estadual, a escola deverá ser demolida para a instalação de um posto do Detran no local. 

            “A escola foi fechada e agora o governador Sérgio Cabral está anunciando a construção de um posto do Detran no terreno. A comunidade é contra o fechamento da escola e nós, do PSOL, também.”, afirmou Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e Adolescente da Câmara de Vereadores de Niterói.

            E ele acrescenta: “É preciso mobilização popular para mostrar ao governador que a comunidade sabe o que quer e não vai admitir ter sua única escola de ensino fundamental fechada. Para além disso, o Engenho do Mato mantém uma característica única na cidade, no entorno do Parque Estadual da Serra da Tiririca, um local que deve ser preservado. Um posto do Detran ali vai trazer prejuízos para a qualidade de vida local”, completa o vereador do PSOL.

            É consenso no bairro que o Engenho do Mato precisa de sua escola de ensino fundamental de volta. Centenas de crianças estão sendo prejudicadas com o fechamento da Escola Fagundes Varela e é preciso reverter essa situação. Um dos incentivadores da audiência pública, Renatão do Quilombo, primeiro suplente do PSOL Niterói, também se coloca contra o posto do Detran e em defesa da escola.

            “Além da importância da educação pública em nossa comunidade, não podemos aceitar um posto do Detran naquele local que é entorno de uma unidade de conservação e um relevante polo turístico do Caminho Darwin. Um posto de vistoria ali vai causar um caos em nossa comunidade e vai inviabilizar o crescimento do Engenho do Mato como um importante local de turismo, onde a população possa manter seus costumes e melhorar cada vez mais sua qualidade de vida”, afirma Renatão do Quilombo, presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM).

            “Venha junto com a gente e participe dessa luta!”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário