sábado, 9 de março de 2013

Dia 5 de março foi dia de luta em defesa da educação pública e de qualidade


            Na última terça (5 de março) ocorreu uma grande mobilização dos movimentos sociais da educação. Uma articulação organizada pelo Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública (FEDEP). De manhã, os professores da rede municipal do Rio de Janeiro fizeram uma grande aula pública na Cinelândia, denunciando o abuso do prefeito Eduardo Paes, que lançou o jogo “Banco Imobiliário” nas escolas municipais, cujo objetivo é ensinar as crianças a lucrar com os megaeventos e com a especulação imobiliária. A verdadeira pedagogia dos empresários que exploram a cidade do Rio.  Logo depois, ocorreu a assembleia dos professores do estado do Rio, quando foi encaminhada uma nova paralisação no dia 21 de março.

     Após essas atividades, o FEDEP assumiu o grande ato que reuniu 3 mil manifestantes. O   movimento mostrou a indignação diante do sucateamento da educação pública no estado do Rio. O FEDEP possui a participação de diversos movimentos sociais ligados à educação. São cerca de 30 entidades, incluindo sindicatos, entidades estudantis, Fórum de Saúde e a Centra Sindical Popular-Conlutas.

Esta articulação dos movimentos sociais da educação é mais um importante passo daqueles que não se curvam diante do sucateamento de nossas escolas. Os baixos salários dos funcionários, as condições degradantes de muitas escolas, a falta de autonomia pedagógica dos professores diante de projetos educacionais que favorecem a entrada da empresas em nossas escolas, o fechamento dos estabelecimentos escolares são apenas alguns dos problemas enfrentados atualmente.

       É importante a participação de todos nas próximas mobilizações do FEDEP. Temos que defender a educação pública e de qualidade, mesmo que o governador Sérgio Cabral e seus prefeitos sigam a apenas a cartilha de favorecimento aos setores empresariais. O mandato do vereador Renatinho do PSOL é um apoiador desta importante iniciativa de luta.

Saiba mais sobre o protesto dos professores:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/05/no-rio-professores-usam-banco-imobiliario-de-paes-para-protestar-e-pedir-aumento.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário