domingo, 22 de abril de 2012

Dias de Índio!


 por Marcos Ramalho

No último 19 de abril, oficialmente o Dia do Índio, não tivemos nada a comemorar, diante das atrocidades praticadas ao longo de mais de 500 anos no Brasil e em toda América Latina com os genuínos habitantes desse continente.

 Portugueses, espanhóis e ingleses que aqui aportaram, no que era considerado o Novo Mundo, trouxeram seus navios, caravelas e outras embarcações.

 Trouxeram doenças, canhões, armas de fogo, e a ganância para subtrair tudo que podiam da nova terra. Hoje os povos indígenas são apenas caricatura do que já foram um dia, pois suas nações foram dizimadas.

 Daquela época até hoje, índios foram queimados, assassinados, ameaçados de morte e tribos inteiras contraíram todo tipo de doenças de nós, brancos. Eles foram perseguidos por fazendeiros que insistem até hoje em ocupar suas terras. Um governo fraco assiste tudo isso, esperando talvez a completa e total dizimação das últimas tribos indígenas.

 Aqui no Brasil, por exemplo, existem relatos de que de 1500 a 1536, foram mortos cerca de dois milhões de índios, por não aceitarem ser escravizados. A desigualdade era tamanha. Portugueses usavam seus canhões, enquanto os índios apenas flechas. A colonização portuguesa no Brasil foi empurrando os índios cada vez mais para o interior do País, destruindo suas tradições, suas culturas, suas crenças e seus povos.

 Hoje são alguns milhares de índios espalhados pelo país, mas que ainda são alvos de milícias armadas, fazendeiros, grileiros e políticos inescrupulosos.

 Em uma cidade da Bahia, dezenas de índios ocuparam fazendas terras que eram deles, mas que foram presenteadas aos fazendeiros pelos governantes de plantão.

Já aqui em Niterói, remanescentes de uma tribo Guarani ocuparam uma parte da Praia de Camboinhas. No passado, no local viveram seus antepassados. 

 Entretanto, a especulação imobiliária, em cumplicidade com os prefeitos de plantão, transformou aquele local em praia particular, o que tem levado os índios a sofrerem todo tipo de violências, desde agressões até incêndios em suas ocas.
 A Constituição Brasileira confere aos índios o direito à terra por direito natural. Portanto, qualquer lugar que eles quiserem ocupar, seus direitos estarão garantidos.

 No entanto, a realidade é outra. Na verdade, todo dia é dia de índio, apesar de todos eles continuam a preservar suas histórias, culturas e crenças. 

*Marcos Ramalho é militante do PSOL/ Niterói e colaborador do
 Mandato do Vereador Renatinho.

Leia sobre os entraves políticos na demarcação das terras indígenas no artigo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário