sexta-feira, 27 de abril de 2012

Megaeventos e violações


Na última semana, em evento lotado, foi lançado o dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro, por iniciativa do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas. 

O dossiê está dividido em seis partes - Moradia, Trabalho, Informação, Participação e Representação Popular, Meio Ambiente, Acesso a serviços e bens públicos e Mobilidade, e Segurança Pública - e traz casos concretos de violações e de desrespeito aos direitos fundamentais dos brasileiros como, por exemplo, o direito à moradia adequada. Cerca de 160 mil famílias estão ameaçadas de remoção no país por obras relacionadas aos megaeventos.


O documento será entregue a diversos órgãos municipais, estaduais, federais e internacionais. Os Comitês Populares responsáveis pelo dossiê organizam também atos públicos para a entrega do dossiê em frente às prefeituras das cidades-sede da Copa. Entre elas Porto Alegre, Natal, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.


O documentário Distopia::021 mostra como a transformação da cidade gera especulação e vem empurrando populações mais pobres para fora das zonas centrais. 
A edição de abril da revista Caros Amigos também traz reportagem de capa sobre os impactos da Copa.

Saiba mais: :

Nenhum comentário:

Postar um comentário