sexta-feira, 27 de abril de 2012

01 DE MAIO: DIA DO TRABALHADOR NO QUILOMBO DO GROTÃO!


SAMBA, FEIJOADA E LUTA!

Entrega do Diploma Manoel Bonfim – Homenagem do Quilombo do Grotão para 10 trabalhadores de luta, membros da comunidade e apoiadores!

UM ESPAÇO DE LUTA E CULTURA: EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA PERMANÊNCIA DE TODAS AS COMUNIDADES TRADICIONAIS!

DIA 01 DE MAIO (feriado – terça-feira) A PARTIR DAS 13 HORAS

GRUPO FAMÍLIA QUILOMBO com MARIANA BRAGA e o convidado especial Wagner do Cavaco.

R$ 10,00 o Prato de feijoada! Sem cobrança de couvert artístico!

Contato: Renatão do Quilombo - presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (2709-5577 / 96502825);

Fernando Tinoco - Vice-presidente da Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra daTiririca (9731-7697).

Entenda um pouco mais sobre a comunidade e o Diploma Manoel Bonfim:

Manoel Bonfim, já falecido, foi colono da antiga Fazenda Engenho do Mato e foi uma das importantes lideranças na luta pela reforma agrária ocorrida na década de 60, considerada a primeira do Brasil. Esta Reforma Agrária dividiu a antiga Fazenda do Engenho do Mato entre as famílias de colonos, que permaneceram trabalhando no local após a falência da fazenda, e a pressão da loteadora Terrabras que insistia em expulsar com violência todos os que ali viviam há décadas. Após grande resistência da comunidade, o Governo do Estado interviu, dividindo a parte alta da Fazenda em sítios que ficaram com os trabalhadores, hoje os sitiantes, e a parte baixa que acabou ficando com a Terrabras, que loteou e vendeu o que hoje é o bairro do Engenho do Mato. São nos locais onde a comunidade resistiu onde podemos ver as maiores e melhores áreas preservadas.

O Diploma Manoel Bonfim é uma homenagem para os que lutam e para os que estão junto com a comunidade na luta em defesa do meio ambiente e pelo respeito à cultura local!

Curtam a comunidade do Quilombo do Grotão:  https://www.facebook.com/quilombodogrotao

Nenhum comentário:

Postar um comentário