domingo, 22 de abril de 2012

APRESENTADA DENÚNCIA CONTRA DUTO DA PETROBRAS



A Associação de Preservação das Lagunas de Maricá (APALMA) protocolou, na quinta-feira (19-04), uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) solicitando abertura de inquérito civil público para apurar supostas irregularidades no projeto e no licenciamento do emissário submarino do COMPERJ. O documento aponta falhas e irregularidades apontadas por especialistas. Com a representação, foi anexada a Indicação Legislativa 187/2012, de autoria do vereador Renatinho do PSOL, solicitando ao governador Sérgio Cabral e ao presidente do Instituto Estadual do Ambiente a interrupção do processo de  licenciamento do duto. A Indicação do vereador solicita ainda a realização imediata de audiência pública na cidade de Niterói.

Para o vereador Renatinho, que no momento da reunião com o Ministério Público estava exercendo atividade parlamentar - participando da Sessão Plenária da Câmara - e foi representado por sua assessoria, o despejo de resíduos industriais no mar é um crime ambiental que não pode ser admitido sob nenhuma hipótese.

              “Existem tecnologias modernas que são usadas em outras refinarias, como a de Capuava, em São Paulo. Lá é feita a reutilização dos dejetos industriais. A Petrobras não pode querer economizar dinheiro e acabar com o meio ambiente e com a vida de centenas de pescadores de Maricá e de Niterói, além de trazer riscos para a saúde de banhistas e acabar com nossas praias. O inquérito está aberto pelo MP e agora vamos precisar do apoio de todos para fazer cada vez mais pressão social elevar informações que ajudem a impedirmos esse absurdo que é a instalação do duto”, afirmou Renatinho do PSOL


A representação foi elaborada em conjunto com o Grupo de Trabalho Fora Duto, que compõe o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Entidades como o Conselho Comunitário da Região Oceânica (CCRON),  o Ecoando - Ecologia e Caminhadas, a Associação dos Sitiantes da Serra da Tiririca (ASSET), e outras, que estiveram na entrega da representação, também foram signatárias da denúncia.

“Estas são as primeiras etapas para a abertura de uma eventual ação civil pública, que uma vez instaurada, poderá obrigar a Petrobras a readequar ou mesmo refazer o projeto, além de cobrar das autoridades a lisura, a ética e o respeito às leis exigidos num processo de licenciamento”, disse o coordenador do GT Fora Duto, Cássio Garcez, do Ecoando.

Este momento que antecede à abertura de inquérito é de extrema importância, já que subsidia com dados técnicos, manifestações da sociedade e instrumentos de luta (como o abaixo-assinado) o processo. Por isso, esta é a hora de conseguir todas as assinaturas possíveis.

A APALMA é uma ONG que vem batalhando com afinco pela defesa do meio ambiente de Maricá. Integra vários coletivos ambientalistas, entre eles o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca e seu grupo de trabalho, que estudou por mais de um ano as ameaças do emissário do COMPERJ e obteve importantes resultados.

Um comentário:

  1. Precisamos de mais informações: onde passa o duto, como ameaça a orla de Itaquatiara. Houve uma postagem de Alex Grael dizendo que a água suja da praia era fruto de dragagem da boca da Baia onde os navios de minério de Eike Batista estavam encalhando. Precisamos de mais detalhes sobre tudo que se refere ao povo de Niteroi ligado ao COMPERJ. Não há informações circulando.

    anexo o endereço do relatório da insustentabilidade de Vale, como exemplo de documentação para a luta.

    http://atingidospelavale.files.wordpress.com/2012/04/relatorio-insustentabilidade-vale-2012.pdf

    ResponderExcluir