sexta-feira, 19 de abril de 2013

TODO APOIO AO POVO INDÍGENA! VAMOS LUTAR JUNTOS!


Neste 19 de abril infelizmente não temos muito o que comemorar. É importante seguir denunciando a opressão e a humilhação que o povo indígena vem passando nas mãos do governo Cabral e Dilma.

Este governo agressor de direitos humanos não nos representa!

Museu Arqueológico de Itaipu comemora dia do Índio com exposição dos Guaranis de Camboinhas!

Agindo corretamente, na contramão da política de extermínio que temos visto Brasil afora, o Museu de Arqueologia de Itaipu está realizando um belo trabalho com as comunidades do seu entorno. Um trabalho muito importante de resgate do patrimônio cultural e etnográfico! E agora em abril será a exposição Aldeia Tekoá Mboy Ty, dos Guaranis de Camboinhas. Eles fizeram uma OCA dentro do Museu que ficará exposta aos visitantes que poderão interagir com a cultura indígena local.

A OCA também servirá como espaço para projetos educativos desenvolvidos pelo MAI/IBRAM.

O projeto, em parceria com a aldeia Tekoa Mboy-Ty, trata da construção de uma edificação tradicional Guarani Mbyá que simbolizará a relação da instituição museológica com a aldeia, bem como o esforço da equipe para com a divulgação e a preservação da memória das comunidades em seu entorno.

A oca será acompanhada de painéis expositivos que tratam de diversos aspectos do cotidiano dos Guarani Mbyá. Os visitantes poderão acompanhar o processo de construção a partir do dia 25 de fevereiro. A inauguração aconteceu no dia 19 de abril e seguirá no Museu até maio, quando se iniciará nova exposição sobre a Pesca Artesanal de Itaipu, tombada pelo patrimônio histórico e cultural da cidade a partir de iniciativa do vereador Renatinho (Psol) e da comunidade local.

Pedro Colares Heringuer, diretor interino do MAI, explica que a proposta do novo espaço é que também seja utilizado como sala para os trabalhos educativos desenvolvidos pelos programas Caniço e Samburá e Educação Ambiental – voltado para estudantes que visitam o museu.

O museu

O MAI está sediado nos remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa, instituição fundada no começo do século XVIII. O acervo do museu é composto por artefatos produzidos pelos povos que viveram no litoral fluminense antes de 1500.

São artefatos líticos e ósseos, concreções, matéria corante, ocre, restos ósseos humanos e remanescentes de fauna (aves, peixes e mamíferos), além de blocos testemunhos do Sambaqui de Camboinhas. Outras informações pelo telefone (21) 3701.2994 ou pelo e-mail mai@museus.gov.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário