sábado, 27 de abril de 2013

SAMBA DA COMUNIDADE dia 27 de abril e FESTA DO TRABALHADOR 1º de maio!


Dia 27 de abril - Samba da Comunidade: feijoada, samba e luta FORA DETRAN! Seguindo a luta por uma escola de ensino fundamental para o Engenho do Mato, o Quilombo do Grotão, que sempre promove o Samba da Comunidade com um tema diferente, aproveita para levantar novamente a bandeira desta luta. A comunidade do Engenho do Mato tem se organizado para repudiar a construção do Detran no terreno onde funcionava a única escola de ensino fundamental do bairro. Compareça, assine o abaixo-assinado, sambe, se divirta e lute com a gente!

Dia 1º de maio - Festa do Dia do Trabalhador: Samba, feijoada e entrega do Diploma Manoel Bonfim em homenagem aos trabalhadores que estão com a gente na luta em defesa do meio ambiente e da cultura popular!
Esta já é a terceira edição do Diploma Manoel Bonfim, que já foi entregue para diversos membros da comunidade, como Seu Bichinho, pescador mais antigo de Itaipu e liderança do Morro das Andorinhas e Marcelo Freixo, Deputado Estadual que liderou a CPI das Milícias na ALERJ. 

Saiba mais sobre a história de Manoel Bonfim e da comunidade local:

Manoel Bonfim, descendente de quilombolas, foi trabalhador da antiga Fazenda Engenho do Mato e foi uma das importantes lideranças na luta pela reforma agrária ocorrida na década de 60, considerada a primeira do Brasil. Esta Reforma Agrária dividiu a antiga Fazenda do Engenho do Mato entre as famílias de trabalhadores, que permaneceram exercendo seu trabalho no local após a falência da fazenda, e a pressão da loteadora Terrabras que insistia em expulsar com violência todos os que ali viviam há décadas. Após grande resistência da comunidade, o Governo do Estado interviu, dividindo a parte alta da Fazenda em sítios, que ficaram com os trabalhadores, e a parte baixa que acabou ficando com a Terrabras, que loteou e vendeu o que hoje é o bairro do Engenho do Mato. São nos locais onde a comunidade resistiu onde podemos ver as maiores e melhores áreas preservadas. O Quilombo do Grotão é hoje um dos maiores exemplos da importância de se respeitar a cultura local, valorizando tradições como a pesca artesanal, a pequena agricultura familiar, a feijoada na lenha, as rodas de capoeira, de jongo, de samba da raiz e outras atividades locais. Esta é então uma homenagem para os que estão junto com a comunidade na luta em defesa do meio ambiente e pelo respeito à cultura local!

Nenhum comentário:

Postar um comentário