sexta-feira, 12 de abril de 2013

MONTEIRO LOBATO NO MUNDO DAS TINTAS! Lançamento do livro

MONTEIRO LOBATO NO MUNDO DAS TINTAS: As incursões do escritor no campo  da pintura e caricatura  (Selo Lapi)

O professor e cartunista Márcio Malta (Nico), está lançando mais um livro. Na obra analisa uma nova face do escritor Monteiro Lobato, a de interessado pelo mundo da pintura e caricatura. O leitor poderá  acompanhar não só a vertente de Lobato como estudioso do  gênero, mas também como cartunista e até mesmo animador.

O livro faz um mergulho  no mundo da imaginação e divulga mais uma faceta do polivalente e controvertido Monteiro Lobato. Conjugando referenciais teóricos, históricos e o uso de fontes primárias, a pesquisa é parte da dissertação de mestrado do autor, que versou sobre a identidade nacional brasileira nas charges da revista Careta, através do uso do personagem Jeca-Tatu, outra cria da pena de Monteiro Lobato.

Em um texto curto e prazeroso nos é apresentada a biografia de Monteiro Lobato, assim como as incursões no mundo das tintas desse que sem sombra de dúvidas é um dos maiores autores da literatura nacional.


SOBRE O AUTOR

Márcio Malta (Nico) é professor de Antropologia, Sociologia e Ciência Política da UniLasalle-Rj. Nasceu em 1982, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Como cartunista iniciou a carreira colaborando em órgãos de movimentos sociais. Na imprensa, merece destaque sua passagem pelo jornal "O Pasquim 21", capitaneado pelo mestre Ziraldo. Suas obras já estiveram presentes em diversos festivais nacionais e internacionais de humor, sendo publicado e exposto por diversas oportunidades.Autor do livro de charges "E Agora Lula?" ( 2006), da biografia "Henfil - o humor subversivo"(2008), livro vencedor do "Troféu HQ MIX", como Melhor Livro Teórico. Conjuga seus dotes artísticos com a formação acadêmica. Doutor em Ciência Política (UFF), com a pesquisa que originou o livro "Diretas Jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das "cartas da mãe" (Muiraquitã,2012).Mestre em Ciência Política (UFRJ), tendo desenvolvido pesquisa sobre charges do Jeca Tatu e a identidade nacional em Monteiro Lobato. Formado em Ciências Sociais (UFF), foi ainda professor da rede pública estadual (RJ). Mantém uma página na internet, onde publica seus trabalhos: www.mundoemrabisco.com.


Lançamento do livro:
MONTEIRO LOBATO NO MUNDO DAS TINTAS: As incursões do escritor no campo  da pintura e caricatura (Selo Lapi), de Márcio Malta (Nico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário