sábado, 11 de maio de 2013

SOBRE A OPERAÇÃO POLICIAL NA FAVELA DA CORÉIA

Nós do PSOL repudiamos operações policiais como a ocorrida na favela da Coréia, Zona Oeste do Rio no dia 11 de maio de 2012. Não queremos aqui defender traficante. O foco de nosso debate é sobre o devido processo legal e a defesa da comunidade, do cidadão, idosos e crianças, que moram na favela e são agredidos. O Estado de Direito e as vidas dos moradores das comunidades correm riscos com atitudes da polícia como aquelas. Apesar de propagado por alguns, não vivemos em Estado de Guerra, que quiçá justificasse uma operação desta natureza, mas nunca em área residencial com grande densidade populacional.
Defendemos uma polícia mais preparada, com melhores condições de trabalho para agir com inteligência e respeito ao cidadão. Defendemos essa polícia em vários momentos ao longo da nossa trajetória de luta, quando inclusive, através do Mandato do vereador Renatinho PSOL, realizamos uma audiência pública sobre segurança em 2012, reivindicando melhores salários e melhores condições de trabalho para policiais.
Mas a discussão que travamos é sobre o tipo de operação policial. Esse tipo de operação policial é pior do que as operações antes realizadas com o “Caveirão”, que já eram absurdas. Esse tipo de operação coloca em risco o cidadão de bem. Isso o Estado não pode fazer. Se um traficante passa de carro pelo Ingá, por exemplo, independente de quem seja ele, a polícia não iria sacar uma metralhadora e correr o risco de balear os prédios, escolas, estudantes e  pessoas que possam estar  caminhando na rua.Temos que cumprir a Lei, proteger a sociedade, sem distinção de endereço ou classe social, não colocando vidas em risco.
Foi apresentada na Câmara Municipal de Niterói, através de um vereador do PDT, uma Moção de Aplauso ao Policial que comandou a operação na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Defender operações como aquela é o mesmo que rasgar a Constituição e criminalizar a pobreza, acabando com os direitos fundamentais dos moradores de favela, trabalhadores e crianças. Com convicção votaremos contra a moção encaminhada e levaremos esse debate para a sociedade com intenção de proteger as leis e os direitos da população pobre que está sendo criminalizada e colocada sob a mira de metralhadoras.

Assistam aos vídeos:

Operação Policial 

A dignidade não pode ter CEP - esclarecimentos feitos na ALERJ pelo Deputado Marcelo Freixo

“Deve ser ele, deve ser ele!”; “Tá parecendo ele, hein?”; “É isso aí. Parece mesmo”. Foi assim que os agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro “identificaram”, à noite e a partir de um helicóptero a dezenas de metros do solo, o traficante Márcio José Sabino Pereira, conhecido como Matemático. 

Continue lendo em:
http://www.virusplanetario.net/a-matematica-da-barbarie/

Nenhum comentário:

Postar um comentário