sexta-feira, 17 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA - Debatendo a crise da Saúde Mental de Niterói

As Comissões de Saúde e Direitos Humanos da Câmara de Niterói, cujos presidentes são os vereadores Paulo Eduardo Gomes e Renatinho (ambos do PSOL) realizam, hoje (17/05), às 19 horas, no plenário da Casa, audiência pública para discutir a crise na saúde mental da cidade.

“Saúde não se vende, gente não se prende”.
Em tempos de opressão, marcados pela intensa velocidade de informações, onde as exigências são cada vez mais complexas, em uma sociedade competitiva e orientada pelo ter em lugar do ser, pergunto: Qual a sua loucura? 


Esta é uma questão que queremos debater nesta audiência, construída junto com as entidades, serviços e movimentos sociais antimanicomiais.



Em aproximadamente 40 anos de mobilização em defesa da democratização da saúde, a luta pela Reforma Psiquiátrica Brasileira se fez presente no decorrer de quatro Conferências Nacionais de Saúde Mental, conquistando inúmeros avanços como a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde), a criação de modelos diversificados de atenção integral à saúde mental e novos marcos legais de reorientação da atenção e dos direitos dos (das) que sofrem com o transtorno mental ou que fazem uso nocivo de drogas. 



A realidade da nossa cidade, segue na contramão da reforma psiquiátrica, com práticas higienistas e opostas à lógica da liberdade, princípio fundamental de uma vida plena de direitos. A falta de recursos para medicamentos, manutenção e salários aviltados dos profissionais, levam ao desmantelamento dos serviços , justificando a privatização. Aqui em Niterói, os dispositivos manicomiais vêm se ampliando de maneira assustadora, com outra "cara", como casas de repouso para idosos, comunidades terapêuticas, ações de internações compulsórias e sem critérios clínicos, entre tantos outros que segregam e excluem milhares de pessoas. 



As ações dos governos na mercantilização da saúde, através das privatizações, caminham na direção de mais polícia nas ruas, menos liberdade, aumento da violência e encarceramento. A população pobre, sobretudo os jovens e negros, que sofrem no cotidiano a criminalização de sua condição, é a mais afetada por esse tipo de política. A juventude tem passado pelo cerceamento de liberdades, acompanhado pelo aumento no número de mortes nas periferias com a justificativa da guerra às drogas, do combate ao tráfico e da "criminalidade". A "dependência química" tornou-se banal, mas os maiores riscos e danos relacionados às drogas são causados pelo proibicionismo, que expande o poder punitivo e nega direitos fundamentais. 



Para defender a continuidade e o fortalecimento das políticas previstas na Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e, para levar esta discussão para a sociedade, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói, problematiza as tensões, contradições e traz tudo isso para o debate nessa audiência.



Vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói.



Assista ao vídeo:
DE PERTO QUEM É NORMAL?



“(...) se a doença também está ligada, como na maioria dos casos, a fatores socioambientais, a níveis de resistência de uma sociedade que não leva em conta o homem e suas exigências, a solução de um problema tão grave somente pode ser encontrada em uma posição socioeconômica que permita ao mesmo tempo a reinserção gradual desses elementos que não sobreviveram ao esforço, que não conseguiram participar do jogo” (Basaglia:1985, 115-116).

Nenhum comentário:

Postar um comentário