sábado, 11 de maio de 2013

AUDIÊNCIA DEBATE ADMINISTRAÇÃO DE CINE PETROBRAS BR



Na última segunda-feira (6), ocorreu a audiência pública sobre o Centro BR de Cinema. Tal iniciativa foi uma conquista desencadeada principalmente pelo movimento Cine Já, quando foi questionada a absurda situação deste aparelho cultural que se encontra abandonado.

Estavam presentes o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Marcos Gomes, presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, um representante do Diretório Acadêmico de Cinema da UFF e Henrique Monnerat, representando o movimento Cine Já. Mais uma vez esperávamos explicações, muitas explicações sobre este “elefante branco” que colocaram na cidade.

Vereadores  do PSOL, Renatinho e Paulo Eduardo
foto de Sérgio Gomes
A sociedade civil compareceu e fez perguntas importantes como: 1) o que aconteceu com os R$ 24 milhões destinados à obra? 2) qual é o projeto de ocupação do espaço? 3) por que as empresas já estão discutindo como ocupar o espaço se não há um projeto definido e apresentado para a sociedade? 4) Por que o PT não se opôs a obra e a sua condução? 5) Por que os representantes criticam o governo anterior quando falam de cultura, se fizeram parte deste mesmo governo? 6) as empresas terão um 50 anos de concessão do espaço? 7) Por que o Grupo Executivo do Caminho Niemeyer tem mais poder do que a própria Secretaria de Cultura? 8) O que é o Grupo Executivo do Caminho Niemeyer? Uma secretaria executiva para atender as empresas?

Muitas perguntas, mas muito pouco de concreto foi apresentado. Na verdade o que ficou demonstrado é que de fato há um processo de privatização em aprofundamento e uma absoluta negligência do novo governo na apuração dos gastos de verba e da futura gestão do Centro BR de Cinema. Só afirmam que não tem dinheiro e precisam das empresas para terminar a obra e gerir o espaço.

Na verdade, que está por trás é a parceria público-privada como método de gestão pública. O PT acredita que loteando os espaços públicos para as empresas teremos tudo funcionando e atendendo a população. Mas esta não é a verdade.

PDT e PT participaram deste absurdo de gastos no Centro BR de Cinema e agora o governo do PT quer tirar o corpo fora. Queremos continuar as investigações a respeito da verba utilizada e entender por que a verba destinada não foi suficiente para terminar as obras e por que só as empresas vão gerir o espaço e fazer a curadoria de filmes.

Na verdade, até agora, o que os governos anteriores e o atual estão fazendo é um shopping com dinheiro público. Perdeu todo o sentido do projeto, que supostamente, deveria atender uma demanda social por ampliação de cultura e valorização do cinema em nossa cidade. Hoje os shoppings monopolizam as salas de cinema com grandes conglomerados empresariais, restringindo a programação a filmes de Holllywood.

Queremos mais! Não podemos aceitar que empresas sejam financiadas para fazer empreendimentos que visem seus interesses financeiros. Queremos cinema público e de qualidade. Queremos que a comunidade acadêmica de Niterói seja ouvida e apresente suas propostas de ocupação do espaço, juntamente com toda a sociedade civil.

Continuaremos pressionando na defesa do caráter público do Centro BR de Cinema! Essa luta é nossa!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário