quinta-feira, 30 de maio de 2013

CAOS DA SAÚDE PÚBLICA EM NITERÓI

No último domingo, dia 19 de maio, o diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro, Tarcísio Rivello rejeitou atendimento a novos casos de alta complexidade no estabelecimento, entre esses casos, 3 bebês
recém-nascidos que precisariam de atendimento na UTI Neonatal. O Hospital, público e gratuito, único na cidade que atende determinados casos específicos de enfermidades, tem sido negligenciado pelo governohá anos.

Ele pertence a UFF, Universidade Federal Fluminense, sendo gerido pela mesma através de verbas do governo federal. Os Hospitais Universitários são referência nos tratamentos de alta complexidade como por exemplo os serviços de UTI Neonatal, atendimento a pacientes com câncer, cirurgias neurológicas, traumatologia, ortopedia, etc... sendo seus usuários isentos de quaisquer custos, pois o princípio que o rege é o do SUS. Além disso, o Antônio Pedro sempre foi referênciaem saúde não só em Niterói, como também pros municípios vizinhos, como São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito. O número de pacientes crônicos que se tratam no HUAP é extenso e a qualidade do atendimento é incontestável. São inúmeros médicos, professores, residentes, enfermeiros, auxiliares, etc comprometidos a dar assistência aos usuários enfermos e preocupados com o bem-estar dos mesmos.

Nos últimos anos, com os sucessivos cortes de verbas feitos na saúde e na educação pelo governo Lula e agora no governo Dilma, o reitor da UFF, Roberto Salles, em conjunto com o diretor do HUAP, Tarcísio Rivello, reduziu drasticamente o número de leitos da instituição, além de ter fechado o atendimento da Emergência do Antônio Pedro. É um completo absurdo! Isso atinge diretamente os usuários e servidores, pois não somente se reduziu o número de leitos e o atendimento, como também já não se abre concurso público para contratação de novos servidores há anos, sendo a instituição cada vez mais precarizada.

Lamentavelmente, o governo federal nada faz para melhorar o quadro, pelo contrário, tenta privatizá-lo a partir da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a EBSERH, que retira a autonomia universitária
de gerência do hospital, ataca o princípio da gratuidade do SUS e precariza os contratos de trabalho dos servidores. Além disso, limita o acesso dos usuários. Agora mais um ataque: a Prefeitura Municipal de Niterói, com Rodrigo Neves, tenta a todo custo retomar o Hospital Universitário Antônio Pedro! Lembremos que no ano passado, o governo Jorge Roberto Silveira aprovou as OS's, as Organizações Sociais, que privatiza a saúde do município, visto que a gerência da deixa de ser do municípios e passa a ser controlada por empresas privadas. Por conta disso, não há garantia de que ao ser incorporado pelo município, o Hospital Antônio Pedro será administrado pelo poder público, ou seja, será privatizado, estando a mercê dos lucros dos empresários.


O Mandato do Vereador Renatinho esteve presente neste último dia 22/05, quarta-feira, no ato ao lado dos trabalhadores da UFF em defesa do Hospital Universitário Antônio Pedro e do SUS, e seguirá na luta, como sempre esteve, pela garantia de uma saúde pública, gratuita e de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário