sábado, 11 de maio de 2013

COMISSÕES REALIZAM AUDIÊNCIA PARA DEBATER CRISE DA SAÚDE MENTAL EM NITERÓI


As Comissões de Saúde e Direitos Humanos da Câmara de Niterói, cujos presidentes são os vereadores Paulo Eduardo Gomes e Renatinho (ambos do PSOL) realizam, na próxima sexta-feira (17/05), às 19 horas, no plenário da Casa, audiência pública para discutir a crise na saúde mental da cidade.

De acordo com denúncias que chegaram às comissões faltam recursos humanos para atendimento digno dos pacientes, as unidades da rede municipal estão em péssimas condições, há problemas para transporte de usuários e controle das clínicas conveniadas, além da constante falta de medicamentos e das dificuldades em garantir novos serviços para acolher pacientes que ainda estão internados sem necessidade. Antes da audiência haverá um ato de profissionais do setor, em frente à Câmara.

Segue cópia de Requerimento solicitando a audiência (renovado este ano).

REQUERIMENTO nº 0052/2012

Requer a realização de Audiência Pública para debates e esclarecimentos sobre a Saúde Mental de Niterói.

Requeiro à Mesa Diretora, na forma do artigo 63, inciso III e 72, ambos do Regimento Interno, que seja publicada nos atos oficiais da Câmara a convocação de Audiência Pública aprovada por esta Comissão Permanente para o dia 28 de janeiro de 2013, a ser realizada na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, e transmitida e gravada pela TV Câmara, para debates e esclarecimentos junto à sociedade civil sobre a situação da Saúde Mental em Niterói.

Para a Audiência Pública deverão ser convidados representantes da Secretaria e Fundação Municipal de Saúde, da Secretaria de Assistência Social, membros do Ministério Público, a Procuradoria Geral do Município e todos os Vereadores, além de representantes dos profissionais da saúde e da Sociedade Civil em geral.

 Esta Audiência Pública deverá ainda ser intensamente divulgada à população em geral, através de todos os meios que esta Casa Legislativa dispõe, tal como publicação em Diário Oficial, divulgação em portal eletrônico, afixação de faixa na entrada da Casa Legislativa, envio de correio eletrônico e outros meios possíveis.  

JUSTIFICATIVA

No ano de 2012 realizamos uma importante Audiência Pública sobre os problemas então enfrentados na rede de Saúde Mental. Apesar de termos tido pequenos avanços, não podemos dizer que a Saúde Mental em Niterói funcione a contento, apesar de seu reconhecimento no Brasil inteiro por suas ações de vanguarda.

Em Niterói, os trabalhadores do Sistema Municipal de Saúde Mental, vêm sendo ameaçados pelo Poder Executivo, com a eminente redução em seus postos de trabalho.

Há graves limitações no que diz respeito a recursos humanos, estrutura física das unidades, transporte de usuários, controle das clínicas contratadas, sem contar a deficiência de medicamentos e as dificuldades em garantir novos serviços para acolher pacientes que ainda estão internados sem a menor necessidade, além dos usuários de álcool e de outras drogas.

A saúde mental continua atravessando freqüentes crises e estas acabam trazendo muitos problemas para a manutenção do trabalho e, portanto, para a assistência dos pacientes. Por tudo acima descrito, cumpre-nos realizar novos debates e esclarecimentos, com as autoridades e a sociedade civil para que a Saúde Mental em nosso município seja, verdadeiramente, reconhecida como uma área de interesse da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário