quinta-feira, 17 de maio de 2012

RENATINHO QUER IMEDIATA APLICAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI – COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS SE REUNIRÁ PARA DEBATER A MATÉRIA.


Esta semana passou a vigorar a lei 12527 de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação!

A lei, quando aprovada, previu um prazo de 180 dias para que união, estados e municípios – poder executivo, legislativo e judiciário, se adequassem a ela e disponibilizassem pleno acesso à informação para todos os cidadãos.

Esta semana temos visto alguns órgãos do executivo federal se adaptarem à lei, regulamentando o funcionamento dos órgãos para possibilitar o acesso às informações. O não cumprimento da lei é considerado conduta ilícita do agente público, podendo render punições como o enquadramento em crime de improbidade administrativa.

Preocupa a situação da nossa cidade, que sequer ainda se adaptou integralmente à lei da transparência - que prevê plena transparência orçamentária em todos os órgãos da administração pública – nem executivo e nem legislativo cumprem devidamente essa lei – o que há são sites confusos e com informações genéricas e desencontradas – ao contrário do que manda a legislação da transparência!

Agora, mais um desafio para nós vereadores e para os movimentos sociais da cidade: fazer com que a prefeitura e a Câmara, além de cumprir totalmente a lei da transparência, cumpra também a lei do acesso à informação!

Essa lei, em pleno vigor, já garante ao cidadão o acesso aos dados oficiais do poder executivo, legislativo e judiciário e também nas empresas de economia mista (como no nosso caso a CLIN, a Emusa, a Neltur, a Nittrans...), tanto no governo federal, quanto estadual e municipal. o cidadão sequer precisa explicar o motivo, basta pedir o documento e o poder público tem que entregar em até 20 dias!

           “O legislativo de Niterói precisa sair na frente e se adaptar o mais rápido possível a esta lei! Os cidadãos de niterói, organizados em vários movimentos de transparência e controle social, como o Observatório Social, o Fórum da Transparência, o Fé e Cidadania, entre outros, clamam pelo cumprimento desta lei. quero saber do presidente se já há alguma movimentação da mesa diretora neste sentido e quero desde já dizer que os movimentos sociais e a Comissão de Direitos Humanos tem propostas para a regulamentação da lei pela Câmara!”, disse o vereador Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, durante a sessão plenária realizada em 17 de maio.

A Comissão de Direitos Humanos irá começar já na semana que vem a receber propostas dos movimentos sociais para a elaboração de uma proposta de minuta de regulamentação para a Câmara. Renatinho convidou os vereadores, e convida TODA a população da cidade, para a próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos – dia 24 de maio – quinta-feira próxima –para que se inicie desde já essa discussão!

         “Queremos que desde os simples memorandos internos até contra-cheques de vereadores e assessores, sejam livremente disponibilizados para a população da cidade. Queremos acabar com toda e qualquer burocracia para a obtenção de cópias de DVDs, e CDs nesta Casa. Queremos acesso livre de todos os cidadãos a todos os pareceres de Comissão, e aos ofícios e deliberações internas deste poder. Quero dizer por fim que todos os documentos gerados pelo nosso gabinete e pelo gabinete da Comissão de Direitos Humanos são públicos e sempre estiveram abertos ao livre acesso da população. Esse não é um favor ao cidadão e sim um dever de todos nós enquanto agentes públicos e representantes do povo da cidade!”, finalizou o vereador Renatinho do PSOL.



REUNIÃO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA MUNICIPAL
DATA: 24/05
HORA: 15 horas
LOCAL: Auditório Cláudio Moacyr - Câmara Municipal de Niterói (2º andar).
Pauta: Regulamentação da Lei de Acesso à Informação na Câmara Municipal e demais assuntos em trâmite na Comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário