sexta-feira, 25 de maio de 2012

Renatinho homenageia artistas e promove lançamento de livro na Câmara


A Câmara de Vereadores de Niterói homenageou, esta semana, artistas no plenário da Câmara. O presidente da União Cigana do Brasil, o violinista Mio Vacite e a atriz e escritora Ângela Gemésio foram agraciados com a medalha José Clemente Pereira, por iniciativa do vereador Renatinho (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa.

                   “Mio Vacite é filho de ciganos iugoslavos, entretanto nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Ele se interessou pela história cigana e acabou criando a União Cigana do Brasil, com a proposta de resgatar, moralizar e preservar a cultura desse povo, esclarecendo suas tradições e revertendo a imagem preconceituosa advinda da desinformação, que tanto prejudica a interação dos ciganos”, assinalou o vereador do PSOL.

                  “Em sua vida artística, Ângela Gemésio elevou o nome de Niterói aos mais diversos lugares, através de suas exposições, livros, peças teatrais, roteiros para cinema e televisão e outras”, completou Renatinho.

Entre os presentes à solenidade realizada na Câmara na última segunda-feira (21-05), estavam Carlos Mônaco, presidente do Grupo Mônaco; Leda Mendes Jorge, presidente da Associação Niteroiense dos Escritores; Márcia Maria de Jesus Pessanha, presidente da Academia Niteroiense dos Escritores e a escritora Cristina da Costa Pereira.










Lançamento – No dia 18, também na Câmara de Vereadores, foi lançado o livro “Eternas Lutas de Edmundo Moniz”, do escritor e jornalista Luiz Sérgio Caldieri. A publicação comemora o centenário do homenageado, que foi diretor do Serviço Nacional do Teatro e do Correio da Manhã. Na ocasião do lançamento, o vereador Renatinho (PSOL) entregou a Sérgio Caldieri uma moção de aplausos e congratulações.

                       “Luiz Sérgio Caldieri foi assessor de imprensa, produtor, debatedor, apresentador de programas de debates, membro de conselhos editoriais de jornais e da Comissão de Luta em Defesa da Democracia. É um cidadão combativo e de grande valor para a cidade”, assinalou Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Caldieri é membro da Academia Nacional de Letras e Artes, do Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes, da Academia Cabofriense de Letras e da Academia Fluminense de Letras. Caldieri ocupa também a cadeira de 1º Secretário no Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), além de ser um emérito pesquisador do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário