sexta-feira, 25 de maio de 2012

Comunidades da Tiririca realizam mais uma edição do Samba da Comunidade – Quilombo do Grotão

As comunidades tradicionais da Serra da Tiririca, entre Niterói e Maricá - que lutam unidas pela preservação do meio ambiente e pela permanência em seus locais de origem – realizam neste sábado (26-05) o evento mensal Samba da Comunidade – Quilombo do Grotão, a partir das 13 horas. O evento será animado pelo grupo Família Quilombo, a cantora Marina Braga e Wagner do Cavaco, com a tradicional feijoada na lenha. Nesta edição, ainda haverá exibição inédita do filme “Conflitos na Serra”, sobre a luta das comunidades da Serra da Tiririca.

Nesta edição, ainda haverá exibição inédita do filme “Conflitos na Serra”, sobre a luta das comunidades da Serra da Tiririca. O filme faz parte do programa de extensão da UFF denominado “Mostra de Cinema e Arte sobre Ambiente e Cultura” e produzido por alunos da universidade que atuam no projeto Ateliê de Imagem e Memória Social da UFF, com relatos das comunidades tradicionais da Praia de Itaipu e da Serra da Tiririca, além de professores da UFF, ambientalistas e moradores da região.

De acordo com os responsáveis pelo evento, Fernando Tinoco, da Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (Asset) e José Renato Gomes, o Renatão do Quilombo, da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (Acotem), o evento é uma forma de chamar atenção da sociedade para a luta das comunidades através da cultura.

Um dos que apoiam a luta das comunidades da Serra da Tiririca, o vereador Renatinho (PSOL) também convoca as pessoas a conhecerem um pouco desta história através do evento cultural. “Comunidades tradicionais de Niterói lutam pela manutenção de suas moradias e de seus espaços coletivos, pela preservação de sua cultura. Resistem contra a expropriação do seu modo de vida e dos seus recursos naturais, empreendida por políticas comprometidas com o modo de produção capitalista que apenas amplia o processo de degradação socioambiental. É preciso que toda a cidade esteja consciente da importância desta luta e ajude estas comunidades a se manterem em seus locais de origem, mantendo viva a história de Niterói”, afirma o vereador Renatinho, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Niterói.


Serviço:
Samba da Comunidade – Quilombo do Grotão
Rua 41, sítio 77 (Sítio Manoel Bonfim) – Engenho do Mato/ Niterói
A partir das 13h
Convite – R$ 10
Mais informações: 2709-5577 / 9650-2825

Nenhum comentário:

Postar um comentário