sábado, 18 de junho de 2011

Polícia Militar convida moradores de Niterói para serem VIP

Entenda-se VIP como Vizinhos Integrados à Polícia. No sábado, 18 de junho, foi realizada reunião da PM com moradores do Bairro Peixoto, em Itaipu. O objetivo foi discutir ações para melhorar a segurança da região e apresentar o projeto piloto VIP recém implantado no Bairro VistaAlegre.
O projeto prevê a organização em grupos de casas vizinhas com intensa comunicação de segurança entre elas,  verificações  e controle mútuo de ocorrências suspeitas. A partir dessa unidade VIP serão feitos os contatos para atendimento de emergência pela  Polícia Militar.
Na primeira semana de implantação do projeto no bairro MarAlegre, após contato por telefone,  a viatura policial chegou ao local em seis minutos.
A apresentação do projeto foi feita pessoalmente pelo tenente coronel Paulo Henrique, comandante do 12o Batalhão, assessorado pelos capitães Teixeira e  Schorcht. A coordenação do projeto é do tenente Valagão.
O ponto forte do projeto é a forte interação entre vizinhos e PM.

Ameaça de desafetação de praça no Bairro Peixoto une moradores e ativa sua associação

Logo no início da reunião de segurança, uma das moradoras – Laura França – fez veemente congratulação pela forte interação entre os vizinhos que possibilitou a vitória contra a ameaça da prefeitura desafetar a praça Miguel Couto. 

"Se isso tivesse acontecido, a praça teria deixado de ser praça e poderia ter outro uso público, ou mesmo vendida para particulares." 

Laura citou expressamente o Vereador Renatinho, cuja ajuda foi indispensável para esse resultado.

"Foi o vereador que descobriu que aquela praça estava incluída numa mensagem do executivo municipal e alertou os moradores do bairro que se organizaram e foram à luta. Renatinho foi o único que se absteve na primeira votação da mensagem e exigiu que fosse realizada audiência pública antes de uma segunda votação, para os moradores serem ouvidos.", declarou Laura. 

A assessoria jurídica do mandato já estava municiada com jurisprudência contrária às intenções do executivo municipal e se preparava para tomar medidas judiciais cabíveis. Depois de muita pressão, na semana passada, o prefeito enviou nova  mensagem à Câmara de Vereadores desistindo da desafetação da praça. 
Os moradores do Bairro Peixoto comemoraram a decisão. O Bairro Peixoto e a praça fazem divisa com o Parque Estadual da Serra da Tiririca e Laura, como forte militante ambiental, declarou: “Meio Ambiente é tudo na nossa vida!”





Nenhum comentário:

Postar um comentário