sexta-feira, 24 de junho de 2011

CABRAL DEVE EXPLICAÇÕES

Deputados vão cobrar explicações do governador Sérgio Cabral sobre suas relações  com empresários que têm contratos com o governo estadual. Janira Rocha (PSOL), Marcelo Freixo (PSOL), Luiz Paulo (PSDB), Clarissa Garotinho (PR), Paulo Ramos (PDT), Flavio Bolsonaro (PP) e Wagner Montes (PDT) apresentaram na quarta-feira, dia 22, requerimento de informações ao governador. A decisão foi tomada após o trágico acidente ocorrido com um helicóptero na sexta-feira, dia 17, no sul da Bahia, quando sete pessoas morreram, entre elas a namorada de um dos filhos de Cabral. O governador também estava na Bahia, onde teria ido participar do aniversário do empresário Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta, que tem quase R$ 1 bilhão de contratos com o governo do Rio. Na viagem para a Bahia o governador utilizou o jatinho particular do empresário Eike Batista, que também tem negócios com o estado.


 “Em solidariedade às famílias das vítimas, os deputados aguardaram até quarta-feira para apresentarem o requerimento. Foi uma tragédia e as famílias merecem solidariedade", disse Janira Rocha. Para ela, porém, o governador deve explicações sobre os fatos que o acidente revelou especialmente sua proximidade com o empreiteiro Cavendish, o que não se sabia até então. 
 Entre as informações solicitadas ao governador  estão as cópias dos contratos e das licitações vencidas pela Delta Construções no DER, Cedae e Emop. Eles também querem saber sobre as obras contratadas com a empresa  sem  licitação que, segundo denúncias, correspondem a 25% dos serviços feitos pela Delta no estado. Foram solicitadas ainda, informações sobre o total de incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual às empresas do bilionário Eike Batista. 
O caso repercutiu também em Brasília. O deputado Chico Alencar (PSOL) questionou o fato da assessoria do governador ter, inicialmente, tentado esconder a presença de Cabral na Bahia e sua viagem no avião de Eike Batista. "Toda essa proximidade dá margem à justa suspeita de tráfico de influência”, disse Chico Alencar. "Com todo respeito às famílias, para além do luto e da dor há uma alta autoridade pública do estado do Rio de Janeiro recebendo favores de financiador de campanha, no caso de Eike Batista, e do maior vencedor de licitações para obras no estado (Cavendish e a sua Delta)", completou o deputado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário