segunda-feira, 6 de junho de 2011

Poesia e Imagem em casamento para o Dia dos Namorados

Escritora e designer lançam Postais Poéticos na Livraria Icaraí


A poesia salta da página de papel para estampar suportes contemporâneos, como postais, camisetas , almofadas, etc. “A arte precisa invadir os espaços do dia-a-dia, ganhar uma roupagem concreta”, defende a poeta Sissa Schultz, que ao lado da designer Inês Blanchart lança, na Livraria Icaraí da Editora da UFF, a grife Sissa Schultz- Expressões.

 
Para a estreia do projeto, Sissa e Inês prepararam uma série de vinte Postais Poéticos, nos quais a palavra torna-se ao mesmo tempo inspiração e elemento gráfico de trabalhos que falam de sentimentos como amor, traição e saudade, entre outros. A data escolhida para autografarem ,no local, 8 de junho, às 18 horas,vem bem a propósito: “Resolvemos lançar os postais até como sugestão para o Dia dos Namorados”, sugere Inês, mas o trabalho em dupla já está à disposição do público desde o dia 1º deste mês. A livraria fica na Rua Miguel de Frias 9, em Icaraí, Niterói.


A caminhada em "dupla" começou em 1990, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, durante a exposição Fotografia e Poesia, quando três poemas de Sissa foram trabalhados graficamente por Inês. A parceria vingou e, no ano seguinte, elas lançaram o Movimento Itinerante Poetar é Preciso, criado para a realização de concursos e festivais de poesia.

 
Depois de uma entressafra de quase uma década, Sissa e Inês voltaram à ativa em 2001, com o mesmo movimento, só que desta feita no Centro Cultural TCE-RJ/Sala Paschoal Cittadino, na produção do projeto Saraus de Setembro. Em 2002, já com o nome de Movimento Cultural Antes Arte do que Nunca, a poeta e a designer homenagearam os 100 anos de Carlos Drummond de Andrade, com o Varal Literário "E agora, José?. Em 2003, o mesmo evento teve como inspiração o tema, "Por Falar em Primavera, procura-se uma FLOR..." seguido de outras iniciativas, entre elas, saraus, exposições e performances.

Em 2009, Sissa, lança o conto místico, NANUH, RÕ E A MISSÃO, no qual Inês esteve presente responsável pelo projeto gráfico, diagramação e arte. E agora, em POSTAIS POÉTICOS, textos de SISSA SCHULTZ e arte de INÊS BLANCHART.

Fonte: http://www.sissaschultz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário