quinta-feira, 16 de junho de 2011

APÓS VOTAR O ADIAMENTO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA A MESA DIRETORA DA CÂMARA DIZ QUE VAI IMPEDIR A REALIZAÇÃO DA REUNIÃO MARCADA POR RENATINHO SOBRE O “BAIRRO MODELO DO SAPÊ”

Após votarem pela derrubada de uma Audiência Pública já anteriormente aprovada por Renatinho – PSOL,(http://mandatorenatinhopsol.blogspot.com/2011/06/secretario-de-habitacao-pede-adiamento.html) a Mesa Diretora da Câmara Municipal, contrariando o Regimento Interno da Casa, anunciou hoje (16/06) durante a Sessão Plenária que vai impedir a realização da reunião sobre o "Bairro Modelo" solicitada pela comunidade em alternativa à Audiência Pública.
Foto aérea do local onde se pretende criar o "Bairro Modelo".
Paulo Bagueira (PPS), presidente da Câmara, iniciou ontem (15/06) um debate com o Renatinho (PSOL) dizendo que a reunião já estaria vetada pela Mesa Diretora. Renatinho disse desconhecer essa decisão e solicitou esclarecimento sobre em que norma interna ela estaria baseada, já que o espaço estava reservado pelo seu gabinete desde fevereiro e não há nenhuma outra atividade marcada. Renatinho apresentou o memorando 314 de fevereiro de 2011, depois substituído pela aprovação da audiência pública e apresentou o memorando 042 de junho de 2011, que REITEROU a necessidade de utilização do Plenário, tendo em vista a solicitação da comunidade em realizar essa primeira reunião antes da audiência pública que foi marcada somente para 29 de agosto. Renatinho argumentou que estão confirmadas a participação de técnicos da área de habitação popular e urbanismo, tanto do IAB quanto da UFF e que a comunidade precisa do espaço para realizar a reunião.



Bagueira, ficou de dar uma resposta final hoje e faltou a Sessão Plenária. Renatinho tentou telefonar para Bagueira, que não atendeu o telefone. Em seguida o vereador do PSOL cobrou um posicionamento dos membros da Mesa Diretora presentes. O primeiro-secretário da Câmara, Emanuel Rocha (PDT), responsável por reservar os espaços para atividades internas, limitou-se a ir ao microfone e dizer: "O pedido de Vossa Excelência foi indeferido.". Este vereador que normalmente só utiliza o microfone para ler a ata e fazer a chamada, enquanto primeiro-secretário, desta vez arriscou-se a usar do microfone para dizer uma frase e declarar que o uso do Plenário para a reunião sobre o Sapê estava "indeferido".
Emanuel Rocha - Primeiro Secretário da Câmara, que contra o regimento, e em uma de seus inéditos pronunciamentos no Plenário da Câmara, disse a Renatinho: "O pedido de Vossa Excelência foi indeferido."
 Certo é que regimentalmente nenhuma competência possui a Mesa Diretora para indeferir a solicitação de um espaço que está vago e foi reservado anteriormente a um vereador! Recorrentemente a Câmara cede o espaço do Plenário para a realização de casamentos, lançamentos de livros, entregas de medalhas, títulos e moções, velórios e diversas outras atividades individuais de diferentes parlamentares. A realização de uma reunião jamais pode ser "indeferida" pelos demais vereadores, ainda mais sem que haja nenhuma justificativa clara e transparente sobre tal motivação.


A motivação (contrária ao regimento interno) para tal atitude da maioria governista da Câmara é meramente política e objetiva impedir o debate público e aberto, com técnicos, comunidade e movimentos sociais, sobre um tema que, apesar de divulgado na imprensa, não se sustenta enquanto projeto para resolver o problema habitacional da cidade!

A realização de uma audiência pública somente em 29 de agosto e os impedimentos criados pelo governo e seus vereadores de que antes ocorram debates populares, só representa o quanto de participação popular eles desejam que haja no processo de construção do projeto: NENHUMA!


A Sessão Plenária de hoje pode representar um marco histórico na cidade, onde a população de um bairro que vem sofrendo pressões governamentais e sociais desde o ano passado, é impedida de realizar, primeiro uma audiência, que com a presença do governo ou não poderia ser realizada, e depois uma reunião pública.
Renatinho reagiu durante o anuncio de Emanuel Rocha e foi acusado por este vereador do PDT de estar querendo fazer "um carnaval" na Câmara. O vereador do PSOL não admitiu a atitude autoritária e a agressão da Mesa e prometeu continuar lutando pelo seu direito de utilizar o plenário à pedido da comunidade!


Falsa maquete do "Bairro Modelo" apresentada pelo governo à imprensa
 
"Nós do PSOL não admitiremos que esse absurdo seja praticado e manteremos a data até o fim como é de direito do nosso mandato parlamentar! Caso as portas não se abram para a realização da reunião, não decepcionaremos a comunidade e a reunião será feita nas escadarias da Câmara!", anunciou Renatinho durante a Sessão Plenária, sendo aparteado e apoiado pelos Vereadores Waldeck e Leonardo Giornado, ambos de oposição e do PT.


Sendo assim, a luta continua e no plenário ou na escadaria a reunião será realizada!!!

CONVOCAMOS TODAS E TODOS OS CIDADÃOS, MILITANTES E MOVIMENTOS SOCIAIS DA CIDADE A ESTAREM PRESENTES NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA A PARTIR DAS 17H  NA CÂMARA MUNICIPAL PARA REALIZARMOS A REUNIÃO COM A COMUNIDADE DO SAPÊ!


COMPAREÇA, ENTRE CONOSCO EM MAIS ESSA LUTA POR UM PROJETO DE HABITAÇÃO POPULAR QUE SEJA SÉRIO E POR UMA NITERÓI MAIS JUSTA, DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA!!!

SEGUNDA-FEIRA, 17H – NA CÂMARA MUNICIPAL: REUNIÃO SOBRE O "PROJETO DO BAIRRO MODELO DO SAPÊ" !!!

3 comentários:

  1. QUer dizer que o Bagueira simplesmente saiu de fininho e deixou o pepino pro Emanuel, que não teve competência de tocar adiante?

    É essa a câmara de Niterói?

    Estamos muito mal representados...

    ResponderExcluir
  2. A associação dos moradore da Fazendinha permanece firme no propósito de ordeiramente se reunir com o poder público e a sociedade de Niterói para discutir a criação deste bairro. Estaremos presentes na segunda feira na câmara municipal.

    ResponderExcluir
  3. Bando de canalhas........
    Vereadores que não representam em nada os interesses do povo.
    Todos os moradores do Sapê vamos lutar contra esse projeto estúpido e esses políticos canalhas!

    ResponderExcluir