terça-feira, 28 de junho de 2011

A SAÚDE MENTAL EM NITERÓI PEDE SOCORRO

Juntem-se a nós trabalhadores, usuários e familiares contra o corte de 25% na força de trabalho e contra o fechamento dos serviços e o desmonte de uma rede com 18 anos de história.


Demitir ¼ da força de trabalho não é solução!
O que será dos 8000 pacientes assistidos e suas famílias?
Quem vai pagar essa conta?

Não podemos dizer que a Saúde Mental em Niterói funcione a contento, apesar de seu reconhecimento no Brasil inteiro por suas ações de vanguarda. Há graves limitações no que diz respeito a recursos humanos, estrutura física das unidades, transporte de usuários, controle das clínicas contratadas, sem contar a deficiência de medicamentos e as dificuldades em garantir novos serviços para acolher os pacientes que ainda estão internados desnecessariamente e os usuários de álcool e outras drogas.
A relevância desse Programa pode ser avaliada pela redução dos leitos manicomiais na cidade e pela inclusão de milhares de pacientes aos serviços comunitários.
Estamos atravessando frequentes crises ultimamente e estas acabam trazendo muitos problemas para a manutenção do trabalho e, portanto, para a assistência de nossos pacientes. No momento, há uma determinação do governo municipal exigindo uma redução de 25% dos trabalhadores. Este fato implicará no fechamento de serviços, redução de ações que culminarão com a desassistência aos 7832 usuários vinculados a essa rede.
Cabe lembrar que cerca de 90% dos trabalhadores da saúde mental em Niterói estão sustentando esse trabalho através de vínculos precários, sem direito a férias e 13º, e os aprovados no último concurso ainda não assumiram os cargos vagos.
Já atravessamos muitas crises e tivemos sempre a sensibilidade dos governos, dos parceiros e da sociedade.
Essa luta é todos!
Em defesa de uma saúde pública e de qualidade!


fonte: e-mail enviado pelo CCOB 

3 comentários:

  1. http://www.redemundotv.com/2011/06/saude-mental-em-niteroi-pede-socorro.html

    oi publicamos também

    ResponderExcluir
  2. http://comendadordelunafreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A saúde mental de Niterói pede S.O.S.

    ResponderExcluir