quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Hoje, 03 de dezembro, Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, muito pouco temos para comemorar!

         Fala de Renatinho no plenário 

          Hoje, 03 de dezembro, Dia Internacional de Luta da Pessoa
com Deficiência, muito pouco temos para comemorar!
         Apesar do Estatuto da pessoa com deficiência ter sido promulgado em lei, na prática, muito pouco, ou quase nenhum de seus artigos é colocado em prática.
         A falta de vontade política e a má aplicação dos recursos públicos, somadas a morosidade por parte da justiça, acabam fazendo com que não haja nenhum avanço real para os deficientes.
         Alguém já se perguntou como o cadeirante vai chegar ao ponto de ônibus com a má conservação das calçadas? Onde existem calçadas, existem carros estacionados, mesinhas de bar, jardineiras dos edifícios, tapumes de obra, etc...
         Como imaginamos que as pessoas com deficiência, os idosos, ou mesmo as mães com carrinhos de bebê possam ter acesso?
         Será que ainda como na Idade Média, vamos esconder nossos deficientes dentro de casa? O número de jovens mutilados por acidentes é enorme!
         Vamos permitir que suas vidas sejam improdutivas?
         A Secretária Municipal de Acessibilidade se mostrou incapaz para administrar a pasta.
         Os ônibus adaptados alardeados por ela não funcionam. Os motoristas e cobradores não sabem como usá-lo e quando sabem o equipamento não funciona por falta de manutenção adequada.
         Vimos, em matérias de jornal e TV, um rapaz cadeirante, levar duas horas no ponto e precisar da ajuda de transeuntes para conseguir entrar no ônibus. É no mínimo causar constrangimento!  É constitucional o direito de ir e vir para todos, portanto, a lei não está sendo cumprida!
         Se isso é muito difícil para a secretária resolver, tenho aqui solução para coisas mais simples e que trariam ótimos resultados!
         A Biblioteca Municipal de Niterói está em obras, esse é um bom momento para que façam a adaptação da mesma inserindo nela uma AUDIOTECA. Uma sala, com cadeiras, onde pessoas com deficiência visual possam ouvir áudio livros, através de fones de ouvido.
         A colocação de Esteiras nas praias, coisa tão simples! Isso é realidade em Copacabana e Leblon! Com muito pouco, levaríamos saúde e lazer para quem precisa!
         Comemorar, hoje, o que? Quantas pessoas com  deficiência, poderão estar aqui para uma apresentação de coral?
         É mais que uma reflexão, é um dever nosso, os eleitos pelo povo, corrigirmos os erros e criarmos, de verdade, uma cidade justa, humana e solidária! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário