sábado, 20 de novembro de 2010

ECOANDO COMEMORA ANIVERSÁRIO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA EM CAMINHADA

Integrando as comemorações do aniversário de 19 anos da criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), localizado no limite entre os municípios de Niterói e Maricá, o Ecoando -grupo niteroiense que trabalha com educação ambiental em caminhadas há quase duas décadas- oferecerá um passeio gratuito no próximo dia 26, o Circuito Laguna de Itaipu. O evento celebrará também a retomada das áreas úmidas do entorno da Laguna de Itaipu para esta unidade de conservação, uma vitória conseguida recentemente na justiça contra imobiliárias que pretendiam construir centenas de prédios na área.

Contando com a orientação do coordenador do Ecoando, o também guia ecológico e mestre em Ciência Ambiental Cássio Garcez, a atividade terá como objetivo contornar a Laguna de Itaipu em caminhada, procurando mostrar ao vivo tanto a sua importância socioambiental e atrativos, quanto alguns de seus vários problemas.

Apesar de poluída, assoreada e gravemente alterada em seus processos naturais devido a desastrosas intervenções humanas, tal laguna continua sendo reduto de beleza cênica, refúgio para a avifauna e patrimônio sociocultural de inestimável valor, além de prestadora de importantes serviços ambientais, como controle das enchentes e manutenção de criatórios naturais de peixes.

Embora o percurso da caminhada seja quase ele todo urbano, haverá trechos onde o grupo passará por manguezais, áreas de restinga, matas, morro e praias. Além disso, haverá visita à Duna Grande, ao Museu de Arqueologia de Itaipu e ao Armazém Fiel, pontos de grande relevância histórica, cultural, arqueológica e social, o que merecerá explicações mais técnicas passadas pelo guia e outras pessoas.

A caminhada terá duração total de oito horas, aproximadamente, sendo classificada como nível de dificuldade leve superior, com 15 km de extensão. Por não haver sombra durante praticamente todo o percurso, o participante deverá vestir roupas leves e claras, usar chapéu ou boné, filtro solar e óculos escuros anti-UV, além de se hidratar bem. O calçado mais apropriado será o tênis com meia, mas as papetes serão permitidas. Como o grupo passará também por áreas úmidas, será prudente levar mais um calçado velho e meias extras. Por fim, como haverá banho de mar, quem quiser cair na água deverá levar sunga ou o biquíni. A propósito, o término da caminhada se dará no Bar da Lúcia, na Praia de Itaipu, onde os caminhantes poderão conhecer e degustar um pouco da legítima culinária dos pescadores tradicionais que ali habitam há séculos.

Para participar, é necessário ter boa saúde e algum preparo físico, além de ser obrigatória a assinatura de termo de conhecimento de riscos. As reservas -gratuitas- deverão ser feitas diretamente no Ecoando, nos telefones: (21) 2709-5435 / 9155-8777, ou pelos emails: cassioecoando@gmail.com / ecoando@ecoando.com. Em caso de chuva no dia do passeio, o mesmo será cancelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário