quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SÃO ENGANADOS PELO PREFEITO E A GREVE CONTINUA!

 Os profissionais de educação de Niterói, em greve desde o início deste mês, ocuparam ontem (30-08) a Câmara de Vereadores. O presidente da Casa, vereador Paulo Bagueira (PPS), se negou a receber a categoria e suspendeu a audiência pública que estava sendo realizada para discutir a composição do Legislativo niteroiense nas próximas eleições. Os manifestantes, que tiveram a solidariedade do vereador Renatinho (PSOL), vieram da Prefeitura, depois que souberam que o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), não iria recebê-los, conforme o próprio prefeito havia prometido na semana passada.

Profissionais da Educação ocupam a Câmara após serem enganados pelo Prefeito, que prometeu
e não recebeu a categoria na Prefeitura.
“A Câmara não pode se calar para o problema dos profissionais de educação de Niterói. Eles estão cobrando a abertura de um diálogo com o Executivo. Na semana passada, depois de ocuparem a Prefeitura, os professores conseguiram a promessa de uma audiência com o prefeito. No entanto, mais uma vez este governo não cumpriu a sua palavra. O prefeito mandou sua assessoria dizer que não atende a categoria porque se sente ofendido com alguns ataques feitos pela Internet. Essa é mais uma piada do Prefeito! Ofendidos estão os professores que não recebem sequer 2 salários mínimos e os funcionários da educação que recebem apenas 649 reais para trabalhar por 40 horas semanais em condições insalubres. Ofendidos estão os desabrigados que sofrem para receber aluguel social e continuam sem nenhuma espectativa real de receber suas casas de volta.”, afirmou Renatinho (PSOL), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Presidente da Câmara encerra a audiência pública, não recebe os profissionais e apaga as luzes da Casa.
O grupo que ocupou a Câmara, liderado pelo Sepe-Niterói (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), deixou a Casa duas horas após o presidente encerrar a audiência pública sobre a alteração ou não do número de vereadores de Niterói nas eleições de 2012. Os profissionais da educação se permaneceram dentro do Plenário junto com a população que apóia a greve e os poucos vereadores que estão acompanhando a luta da categoria (Renatinho do PSOL, Waldeck e Leonardo, ambos do PT). O Sepe repudiou a atitude do presidente da Câmara que se negou a prestar solidariedade à categoria que acabara de ser enganada pelo Prefeito da cidade.
Vereador Renatinho (PSOL) participa da assembléia do SEPE Niterói e demonstra apoio ao movimento em defesa de uma educação pública e de qualidade para a cidade de Niterói.

Os profissionais de educação de Niterói, em greve há 31 dias, decidiram hoje (31-08), em assembléia realizada na Faculdade de Enfermagem da UFF (Universidade Federal Fluminense), pela continuidade do movimento. O vereador Renatinho (PSOL) esteve na assembléia para prestar solidariedade. A categoria - que reivindica reajuste salarial de 16,3%, implantação imediata do Plano de Carreira (15% entre os níveis), e carga de 30 horas de trabalho para serventes e merendeiras e demais funcionários, além de pagamento de triênios – retornou à Câmara de Vereadores e realizou um grande ato, mesmo com chuva.
Auditório da Faculdade de Enfermagem lotado durante a assembléia do SEPE Niterói: aprovada a continuidade da greve!

Recordando: Na última terça-feira (24-08), os profissionais de educação da rede municipal ocuparam o hall dos elevadores do 6º andar da Prefeitura (Rua Visconde de Sepetiba, 987) – onde é o gabinete do prefeito Jorge Roberto. Com a pressão a categoria – que reivindica reajuste salarial de 16,3%, implantação imediata do Plano de Carreira (15% entre os níveis), e carga de 30 horas de trabalho para serventes e merendeiras e demais funcionários, além de pagamento de triênios – conseguiram a marcação de audiência com o prefeito para o dia 30/08, às 17 horas, no gabinete de Jorge Roberto.

Na ocasião, Renatinho falou da situação. “Os profissionais da educação acumulam perdas salariais ao longo dos governos do PDT e PT na cidade. Até o ano passado, as perdas chegaram a 30%. O prefeito reconhece essa dívida e não paga. O Sepe tem toda razão em lutar e terá sempre nosso apoio. Esses profissionais não recebem aumento real há mais de 20 anos”, afirmou Renatinho.

O prefeito mentiu mais uma vez e não recebeu a categoria.

No último dia 8, a titular da 8ª Vara Cível de Niterói, juíza Beatriz Prestes Pantoja, deferiu uma liminar proibindo o desconto dos dias de greve nas escolas municipais de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário