quarta-feira, 10 de agosto de 2011

VIA 100 E VIA ORLA: BOM OU RUIM PARA A CIDADE?

FALTA DE TRANSPARÊNCIA ACENDE SINAL DE ALERTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!

Trabalhadores da UFF questionam a abertura da Via 100 e Via Orla

A imprensa vem noticiando freqüentemente que a Prefeitura Municipal de Niterói pretende implantar, com uma estranha urgência, o projeto viário e urbanístico referente a denominada Via 100 e Via Orla que abrange extensa área de Niterói. 







Se não bastasse os diversos detalhamentos do projeto citados pelo Magnífico Reitor da UFF Dr. Roberto Salles, através da imprensa e no site da Universidade (http://www.noticias.uff.br/noticias/2011/06/proposta-projeto-vias-acesso-campi.pdf),a comunidade acadêmica da UFF, a população de Niterói e seus representantes eleitos na Câmara Municipal não obtiveram ainda quaisquer esclarecimentos sobre essas mudanças que afetarão substancialmente a cidade.

Ressalta-se que o projeto, ao menos como foi anunciado, significa impactos urbanísticos relevantes no meio ambiente, na vizinhança, no trânsito e no patrimônio cultural do município. Segundo noticiado pela imprensa, há previsões de permutas de áreas públicas, remoção de conjuntos habitacionais, supressão de áreas de lazer entre outras medidas que precisam ser estudadas e debatidas publicamente conforme garantido na legislação federal e municipal. A falta de transparência sobre o projeto que envolve a futura construção da Via 100 e Via Orla preocupa a comunidade acadêmica da UFF, professores, funcionários e estudantes, os moradores do bairro e a todos cidadãos de Niterói.

Mapa com o que seriam as novas vias, passando inclusive por dentro da Concha Acústica.

Nesse sentido, o Conselho Comunitário da Orla da Baia (CCOB), a Associação de Moradores do Gragoatá, a Associação de Docentes da Universidade Federal Fluminense (ADUFF), o Sindicato dos Funcionários da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF), o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense (DCE/UFF) solicitaram maiores informações e o Vereador Renatinho (PSOL), apresentou na Câmara Municipal o Requerimento de Informações 0121/2011 solicitando à Prefeitura de Niterói cópia de inteiro teor de todos os processos administrativos relativos ao projeto da Via 100 e da Via Orla e cópia integral do convênio que já teria sido celebrado com a UFF. Renatinho pretende analisar toda a documentação junto com os movimentos sociais, comunitários, sindicais e estudantis preocupados com a proposta e posteriormente realizar uma Audiência Pública Legislativa sobre o tema para que todos tomem conhecimento e se posicionem.

Chega de alterações urbanísticas que não representam o real interesse do povo da cidade! Nossa cidade não pode mais ser tratada como um balcão de negócios pelos governos de plantão! A população precisa ser ouvida e respeitada em seus posicionamentos! Vamos juntos nessa luta!

Texto: Núcleo Florestan Fernandes de Urbanismo e Meio Ambiente - PSOL Niterói.

Requerimento apresentado pelo Vereador Renatinho solicitando informações sobre a Via 100 e Via Orla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário