quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SAMBA DA COMUNIDADE: EM DEFESA DA SERRA DA TIRIRICA!

COMUNIDADES EM RESISTÊNCIA CONVIDAM PARA O
SAMBA DA COMUNIDADE

PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL DA SERRA DA TIRIRICA!
PELA PERMANÊNCIA DE TODAS AS COMUNIDADES TRADICIONAIS!
 
Preservar o Meio Ambiente do PESET  = Preservar a identidade histórica, social e cultural das Comunidades Tradicionais do PESET


DIA 28 DE AGOSTO DE 2011 - DOMINGO
A PARTIR DAS 13h
 
LUTA E CULTURA - SAMBA E FEIJOADA 
 
NO QUILOMBO DO GROTÃO

PARTICIPE DA CONFRATERNIZAÇÃO E DA LUTA!
 
 Vejam o cartaz em anexo!
 
Contatos Quilombo (ACOTEM / ASSET): Renatão: 2709-5074 / 9650-2825 e
Tinoco: 9731-7697
 
Visitem o Facebook do Quilombo e sejam nossos amigos:



RENATINHO, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA MUNICIPAL, ESTÁ NESTA LUTA E APÓIA AS COMUNIDADES TRADICIONAIS!

As comunidades tradicionais (Morro das Andorinhas, sitiantes da Serra da Tiririca/Engenho do Mato, Duna Grande, Vila dos pescadores de Itaipu, Aldeia Guarani de Camboinhas) continuam sendo pressionadas pela especulação imobiliária e por muitas vezes questionadas pelo Governo do Estado. Neste domingo vão realizar mais um Samba da Comunidade e seguir na luta em defesa da preservação do meio ambiente e da cultura destes povos.  

Existe uma proposta de Plano de Manejo para o Parque Estadual da Serra da Tiririca que se nega a prever a presença e buscar a garantia de permanência das comunidades! Grande parte da direção do INEA ainda vê com sérias restrições a presença das comunidades que até hoje lutaram, preservaram e deram razão a existência de uma unidade de conservação. A destruição do meio ambiente na Região Oceânica foi contida exatamente nos locais onde ainda existem comunidades de sitiantes, pescadores, quilombolas e indígenas! São os que realmente dependem e se dedicam à preservação ambiental.

Não vamos admitir nenhuma posição discriminatória do INEA e nem de nenhuma empresa que prepare Plano de Manejo! A comunidade merece respeito! A preservação real do meio ambiente e da cultura local depende da permanência das comunidades e qualquer tentativa de impedir isso representará um retrocesso para as cidades de Niterói, Maricá e para a cultura nacional. Vamos juntos nessa luta em defesa da verdadeira preservação ambiental e cultural de nossa região!

Nenhum comentário:

Postar um comentário