quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HOMOFOBIA É CRIME!

Vereador Renatinho (PSOL) no ato na Cantareira em solidariedade ao Juninho.
Por meio de indicação legislativa, o vereador Renatinho (PSOL) solicitou ao governo do estado que nos Boletins de Ocorrência (BOs) passem a constar espaço específico para caracterizar a homofobia nos crimes cometidos por este motivo. Com isso, a sociedade poderá quantificar e qualificar os crimes homofóbicos, buscando traçar políticas públicas mais eficientes no combate a este tipo de preconceito inaceitável.

Na madrugada do dia 5 de agosto, o estudante de Letras da Universidade Federal Fluminense, Silaedson Alves, o Juninho, sofreu um ataque homofóbico nas proximidades da Praça da Cantareira, em São Domingos, Niterói. Uma manifestação foi realizada na semana passada, na mesma praça. Juninho, assim como outras pessoas que sofrem agressões homofóbicas, teve dificuldade em fazer constar no Boletim de Ocorrência da PM que a agressão havia se dado por homofobia.

“Niterói registrou 30 casos de agressão homofóbica nos últimos dois anos. Isso já nos deixa muito preocupados. Mas o mais crítico é que essa quantidade de crimes não reflete exatamente a realidade, que é bem mais alarmante. Estimamos que pelo menos um caso por semana ocorra nas proximidades da Cantareira”, afirmou o vereador Renatinho.

De acordo como o vereador, “o que acontece é que ainda existem dificuldades para se registrar um crime como homofóbico e, neste sentido, é que fizemos essa Indicação Legislativa sugerindo ao governador que adote um novo modelo de Boletim de Ocorrência. Isso facilitará o registro para a vítima e o policial. A medida vai favorecer a obtenção de dados oficiais para quantificar e qualificar os crimes homofóbicos e traçar políticas públicas mais eficientes no combate a este tipo de absurdo que infelizmente ainda acontece”, completou Renatinho.

“Como presidente da Comissão de Direitos Humanos é meu dever estar nessa e em outras lutas, contra a impunidade e em defesa de condições digas de vida para todos”, finalizou Renatinho.

O estudante conseguiu correr para uma guarita da UFF/Gragoatá - onde estuda - para que não fosse morto pelos criminosos. 

“Temos assistido na novela da Globo um recorte sobre os ataques e assassinatos a homossexuais, mas a Globo só mostra para a sociedade o espancamento, a agressão, o assassinato. A Globo tem que sair do armário e mostrar o beijo gay, o casamento gay, pois, até o momento, as cenas só ajudam a que a agressão que sofri sejam reproduzidas por criminosos homofóbicos”, afirmou Juninho.

Segundo ele, “a cada 36 horas, um homossexual é atacado no Brasil, por isso nosso País é o que mais mata homossexuais no mundo. Recentemente tivemos a morte de Pedro Ivo, um garoto assassinado a pauladas em São Gonçalo e vimos em São Paulo um ataque de pitboys a um pai e filho que trocavam carinho na rua. O pai chegou a perder a orelha. Casos lamentáveis como esses devem ser repudiados por todos nós”, revelou Juninho.

Para ele, “isso explica porque temos uma sociedade altamente preconceituosa e que não aceita a diversidade. Tanto é assim que o Governo Dilma retrocedeu com o kit anti-homofobia que já havia sido distribuído nas escolas. O governo preferiu recolher o kit nas escolas para atender à pressão dos deputados evangélicos, dos corruptos que enriquecem com o dinheiro público, com a roubalheira do Congresso Nacional. Infelizmente Dilma escolheu estar do lado deles e não do lado dos movimentos LGBTs”, argumentou Juninho.

“A agressão que sofri poderia ter terminado de forma mais trágica. Felizmente isso não terminou, mas está resultando nesta mobilização que deve ser ampliada, pois são tantas agressões deixam sequelas, e até mesmo vários homossexuais ou travestis chegam a óbito. Nossa indignação com essa situação e com esses atos de homofobia deve se transformar em lutas, não somente por mim, mas por cada ser humano agredido por homofobia, preconceito ou discriminação. Por isso, o PLC 122 que está sendo arquivado no Congresso Nacional, que criminaliza a homofobia, necessita ser aprovado, mas, infelizmente, o governo e sua base no Congresso preferem arquivar do que enfrentar esse embate no Congresso e na sociedade”, destacou Juninho.

VEJA NA ÍNTEGRA A INDICAÇÃO LEGISLATIVA FEITA POR RENATINHO (PSOL):

Indicação do Vereador Renatinho contra a homofobia.

Um comentário: