sábado, 31 de agosto de 2013

QUILOMBO DO GROTÃO COMEMORA O FOLCLORE BRASILEIRO


O Quilombo do Grotão, espaço de luta e resistência da comunidade tradicional e quilombola da Serra da Tiririca, realiza no próximo sábado mais uma edição do Samba da Comunidade. Esta atividade acontece todo último sábado do mês e é organizada pela Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM), em parceria com outras comunidades tradicionais que tem por objetivo congregar moradores da área com demais cidadãos que apoiam a preservação da cultura e do meio ambiente local.


O Samba da Comunidade sempre traz um tema que busca conscientizar a população sobre a importância da cultura popular. Desta vez o evento será em homenagem ao Folclore Brasileiro.

 “O folclore brasileiro é parte fundamental da nossa cultura popular! Nas lendas e mistérios do folclore está presente a identidade cultural de muitas comunidades. Precisamos valorizar essa cultura extremamente rica e diversificada! Vamos juntos em defesa do meio ambiente e da cultura popular!”, disse Renatão do Quilombo, presidente da ACOTEM.

           Na oportunidade, além da roda de samba com o Grupo Família Quilombo, composto em sua maioria por membros da comunidade local, o Quilombo do Grotão serve sua tradicional feijoada na lenha e apresenta uma feira de artesanato que vem se tornando referência na cidade. Desta vez a comunidade receberá também o cantor e compositor Mauro de Quintino, da Estação Primeira de Mangueira.

O Quilombo do Grotão fica na Rua 41, Sitio Manoel Bonfim, Serra da Tiririca - Engenho do Mato e recebe visitantes e turistas durante todos os finais de semana e feriados. A comunidade do Quilombo, que também realiza mensalmente rodas de chorinho, promove ainda com freqüência atividades características da cultura negra, como capoeira e jongo.

 A programação pode ser obtida no facebook:




SERVIÇO:

SAMBA DA COMUNIDADE:

GRUPO FAMÍLIA QUILOMBO com MARIANA BRAGA e o convidado especial MAURO DE
QUINTINO.

DIA 31 DE AGOSTO (sábado) A PARTIR DAS 13 HORAS

VALOR: R$ 10,00 o Prato de feijoada! Sem cobrança de couvert artístico!

LOCAL: Quilombo do Grotão: Rua 41, sítio Manoel Bonfim, Serra da Tiririca,
Engenho do Mato, Niterói/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário