sexta-feira, 30 de março de 2012

O SAMBA DA COMUNIDADE NO QUILOMBO DO GROTÃO FOI SOLIDÁRIO AO RIO DOS MACACOS (BA)

SOMOS TODOS QUILOMBO RIO DOS MACACOS!






O Quilombo Rio dos Macacos, localizado na Bahia, é uma das comunidades mais antigas de descendentes de escravos do Brasil e está ameaçada de perder suas terras. A Marinha do Brasil não pode tomar o Território do Quilombo Rio dos Macacos.



O SAMBA DA COMUNIDADE NO QUILOMBO DO GROTÃO FOI SOLIDÁRIO AO RIO DOS MACACOS (BA)




            As comunidades tradicionais da Serra da Tiririca, entre Niterói e Maricá, estão desde sempre unidas em torno da preservação do meio ambiente e da permanência de todas em seus locais de origem. E desta vez a unidade de todos é, em especial, para denunciar, durante o evento mensal Samba da Comunidade – Quilombo do Grotão de ontem (31-03), a partir das 13h, a possibilidade de o Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia, perder suas terras. Uma das comunidades mais antigas de descendentes de escravos do Brasil, a área do Quilombo do Rio dos Macacos pode ser ocupada pela Marinha do Brasil. Durante o evento – uma iniciativa da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (Acotem) e da Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (Asset) – serão recolhidas assinaturas para abaixo-assinado contra a medida da Marinha.

            “Embora estejamos a quilômetros de distância, é nosso dever fazer algo em solidariedade aos nossos irmãos do Quilombo Rio dos Macacos. Para nossas comunidades, o território possui um significado completamente diferente da que ele apresenta para a cultura ocidental hegemônica. Não se trata apenas da moradia, mas sim do elo que mantém a união do grupo, e que permite a transmissão de nossa história, nossos cantos e danças, forma de plantar e colher, nossa cultura em geral, de geração em geração. Repudiamos a ação de militares na área do Quilombo!”, disse a liderança do Quilombo do Grotão, José Renato Gomes, conhecido como Renatão do Quilombo, presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (Acotem).

            O Samba da Comunidade – Quilombo do Grotão foi animado pelo grupo Família Quilombo, a cantora Marina Braga e Wagner do Cavado (convidado especial), com a tradicional feijoada na lenha. São responsáveis pela organização do evento Renatão do Quilombo (presidente da Acotem) e Fernando Tinoco (vice-presidente da Asset).


Repudiamos a ação de militares na área do Quilombo! Lutemos juntos! Toda solidariedade aos nossos irmãos! 










Assine o abaixo-assinado em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário