sexta-feira, 16 de março de 2012

A CANTAREIRA É NOSSA!

A PRAÇA É DO POVO!
PELA PERMANÊNCIA DOS AMBULANTES TRADICIONAIS DA
PRAÇA DA CANTAREIRA!

Mais uma covardia está prestes a ser cometida pelo Governo Municipal.
Na quinta-feira (15-03-12), os ambulantes da Praça Leoni Ramos (Praça da Cantareira), em São Domingos, foram notificados para deixar o local em um prazo de 03 dias.

Nove (09) ambulantes da Cantareira, considerados tradicionais no local, se organizam desde 2007 junto da comunidade para buscar o ordenamento da praça da Cantareira. No ano passado, eles conseguiram, através da luta e com diálogo, autorização da Secretaria Municipal de Segurança, com o então secretário Wolney Trindade, para permanecerem na Praça. Houve na oportunidade a promessa de obterem licença definitiva, num tempo ainda breve, conforme solicitação de extenso documento com fortes argumentações da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói, apoiada por diversas entidades sociais e populares.

Agora, sem diálogo e de maneira surpreendente, o novo secretário Municipal de Segurança notificou todos os ambulantes que estão instalados na praça, inclusive os nove ambulantes considerados tradicionais na região.

É uma maneira antidemocrática de agir, pois não houve diálogo. Os movimentos sociais, estudantes, moradores, a Igreja e grande parte dos comerciantes – todos que construíram e defenderam a permanência dos nove ambulantes tradicionais – estão sendo desrespeitados com a arbitrariedade do novo Secretário de Segurança, Coronel Ruy França.
  
Repudiamos qualquer forma de gestão pública que desrespeite a comunidade e a não se paute pelo diálogo democrático com as mais diversas representações sociais. Além disso, o novo secretário com essa atitude, desrespeita um acordo documentado com a entrega de licenças pelo antigo gestor da secretaria aos nove ambulantes tradicionais.

Não vamos aceitar esse tipo de arbitrariedade. A comunidade local está ao lado desses ambulantes, que conquistaram, em 2011, o direito de permanecerem no local.

Os nove ambulantes vêm, ao longo dos anos, se colocando à disposição do Governo municipal para ajudar no ordenamento da praça. Eles formaram, recentemente, uma associação (a AACANTA – Associação dos Ambulantes da Praça da Cantareira), para defender a praça e o ordenamento do comércio ambulante no local.

Pedimos a todos os que defendem uma gestão democrática de cidade que apóiem essa demanda dos ambulantes da Praça da Cantareira para que busquemos construir um entendimento junto ao Poder Executivo, a fim de garantir a permanência desses nove ambulantes considerados (pela própria comunidade local) tradicionais da Praça.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário