quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Por uma UFF 100% Pública, Gratuita e de qualidade!


Todos sabem que a Universidade Federal Fluminense – UFF - é uma das maiores e melhores universidades do Estado e do país. Todos sabem também da importância que a mesma tem para nossa Niterói. Mas o que nem todos sabem é que apesar de ser uma universidade pública, a UFF não é, atualmente, 100% gratuita. Isso mesmo há na UFF cursos de especialização que são pagos, ou seja, há cobrança de matrícula e de mensalidades. Os preços variam de 200 a 1200 reais e estão espalhados por quase todos os institutos da UFF.
Em nossa opinião, essa cobrança de mensalidades fere a própria razão de existir de uma universidade pública: fornecer ensino gratuito e de qualidade para a melhoria da sociedade. Além disso, discrimina as pessoas, pois impõe o critério do poder aquisitivo para definir quem pode ou não fazer tais cursos.
Nosso mandato apóia a luta dos movimentos sociais organizados da UFF que através da ADUFF, SINTUFF e do DCE há anos tem lutado para acabar com essa cobrança de mensalidades.
Essa luta terá um momento decisivo nos próximos dias que será o plebiscito oficial que a UFF realizará nos dias 30, 31/08 e 01, 02 e 03/09 em toda a universidade. Esse plebiscito faz parte da Reforma do Estatuto da UFF e o que for definido nesse plebiscito terá força de Lei. Vale ressaltar, que a Constituição Federal no Artigo 206 já preconiza que o ensino em órgãos oficiais deve ser público.

Por isso, no plebiscito da UFF, O mandato socialista do Vereador Renatinho apóia o SIM!
Contra a privatização!

Por uma UFF 100% gratuita e aberta à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário