segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ATO SHOW A CANTAREIRA É NOSSA



Dia: 12 de agosto (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Praça de São Domingos
Show: Claudio Salles & os @liens ( + Convidados) , Bagabalô, Bloco do Vigário, Seu Miranda e Família Conjuntivite.



Juntos pela primeira vez num mesmo palco os 3 principais movimentos de cultura de Niterói: Movimento Pop Goiaba, Arte Jovem Brasileira e Araribóia Rock. A motivação que reúne tantos artistas e amantes da cultura é o Ato Show pela retomada da Estação Cantareira. O cardápio de atrações é grande e com muita diversidade: MPB, Rock, Reggae, Hip Hop e batucada . Depois de uma abertura com DJ Bernardo cauê da Rádio Pop Goiaba UFF, haverá uma intervenção interativa de artistas do Arte Jovem Brasileira com o público presente. Se apresentarão no palco da Praça de São Domingos: Claudio Salles & os @liens (Com as participações Pop Goiabas de Ricardo Mansur, Bernardo Cauê, Johane Russel e Patrícia Boechat),  Bagabalô, Seu Miranda, Família Conjuntivite e o Bloco dos Vigários que encerrará o ato/show puxando uma batucada e um abraço simbólico na Estação Cantareira, espaço tombado pelo Patrimônio Histórico.

A revolta dos artistas se dá porque desde que a Prefeitura Municipal interditou o local para reformas, com a promessa que o lugar seria restaurado para melhor abrigar público e artistas, a Cantareira nunca mais foi a mesma.   Depois de uma horrível ocupação do espaço feita pela boate Happy News, que só tocava música mecânica e música sertaneja, o local está totalmente fechado se deteriorando e Niterói, uma cidade reconhecida pelo profusão de músicos, não tem no momento nenhum espaço para abrigar sua cultura, com exceção de pequenos bares como o São Dom Dom e o espaço Convés, que ainda resistem bravamente.

Há 2 anos atrás, antes da eleição,  ocorreu um encontro com Jorge Roberto Silveira com os músicos de Niterói, realizado no Clube Central e noticiado pela imprensa local. Naquela noite, o então candidato disse: “Não existe cidade que tenha a alma mais artística e musical do que Niterói. Quando fui prefeito sempre investi no que penso ser a principal vocação de nossa cidade e, eleito, continuarei dando total apoio aos nossos talentos”. Passados 2 anos, nenhum apoio foi dado nem aos músicos nem aos demais artistas locais. Mas se o prefeito está desafinado, ainda assim os músicos querem ser ouvidos e os Movimentos de Cultura estão trabalhando :  a cena musical de Niterói tem sobrevivido graças às produtores independentes e aos coletivos Araribóia Rock, Arte Jovem Brasileira e Pop Goiaba, entre outros. O Arte Jovem, por exemplo, ocupa o Espaço Convés quinzenalmente. Já o Araribóia Rock produz e promove eventos na cidade, em São Gonçalo e em Tanguá toda semana. O Movimento Pop Goiaba, além de realizar teus shows mantém a Rádio Pop Goiaba UFF, que é a única das 5 rádios da cidade comprometida com a divulgação da música e da cultura local.
saiba mais :

Site : http://www.rioproconferencia.com.br
Blog: http://rioproconferencia.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/confecom
Tel: (21) 2117-7828

Nenhum comentário:

Postar um comentário