sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PELA REABERTURA DOS PORTÕES DO CAMPO DE SÃO BENTO!!!


Renatinho sempre esteve a frente da luta pela reabertura dos portões

 O vereador Renatinho (PSOL) solicitou através da Indicação Legislativa 02495/2011, a reabertura dos portões do Campo de São Bento, em Icaraí, para melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida da população que frequenta o local. Com a iniciativa, protocolada esta semana na Câmara, Renatinho espera sensibilizar o novo secretário municipal de Segurança Pública e Controle Urbano.
Desde janeiro de 2011, o mandato do vereador Renatinho reivindica a abertura dos portões do Campo de São Bento. Na oportunidade, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói, presidida pelo vereador Renatinho, recebeu diversas denúncias, em especial da população residente no entorno, e enviou ofício à Secretaria solicitando a reabertura dos portões.

Posteriormente o então secretário de Segurança, Wolney Trindade, respondeu ao ofício da Comissão de Direitos Humanos afirmando que não reabriria os portões, alegando na oportunidade, entre outros argumentos, que “idoso tem mais é que andar”.
Renatinho conversa com a militância durante o ato e abaixo-assinado
A partir deste posicionamento do secretário, a imprensa fez matérias, que repercutiram na opinião pública. (Globo Niterói:  http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/01/29/secretario-mantem-portoes-fechados-diz-que-idoso-tem-que-andar-359734.asp) Foi então realizada uma reunião na sede da Secretaria de Segurança, onde pessoalmente o mandato do vereador Renatinho, acompanhado de militantes e moradores, reforçou o pedido de reabertura dos portões, o que novamente foi negado.
Matéria de "O Globo Niterói" gerada após a divulgação do oficio enviado por Renatinho
 e respondido pelo secretário de segurança 
Desdobramentos – A partir disso foram organizados alguns atos públicos no Campo de São Bento onde o mandato, junto com o Conselho Comunitário da Orla da Baía (CCOB), recolheu mais mil assinaturas em um abaixo-assinado, que pedia a reabertura dos portões.

O CCOB fez ainda uma representação ao Ministério Público Estadual, que instaurou um Inquérito Civil para apurar a ilegalidade do ato do secretario Wolney Trindade. Depois de tantos esforços do mandato, do CCOB e da população em geral, Wolney Trindade passou a manter abertos os dois portões principais e abrir os laterais apenas nos finais de semana, o que antes não vinha sendo feito.
Em conjunto com a população organizada, Renatinho panfleta e recolhe mais de 1.000 assinaturas
No entanto, Wolney não abriu mão de manter fechados os portões laterais durante a semana. Desde então, denúncias e solicitações não pararam de ser feitas. Diversas delas chegaram ao mandato e, por várias vezes, o mandato cobrou do secretário e o vereador Renatinho ocupou a tribuna durante as sessões plenárias da Câmara para denunciar a postura de Wolney.

“Para a Comissão de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente, do Idoso, da Mulher e da Pessoa com Deficiência é fundamental que os portões laterais do Campo São Bento sejam reabertos, para que os idosos e as pessoas com deficiência passem a ter mais facilidade em freqüentar o espaço público, estando o mesmo com a acessibilidade prejudicada”, assinala Renatinho.
Renatinho recebe apoio da população residente no entorno e de frequentadores do local
“Todos sabem que já era um costume da população local, especialmente os idosos, crianças e pessoas com deficiência, utilizar das passagens laterais, tanto para o lazer quanto para seus compromissos diários. Pessoas que iam ao mercado, ao banco e outros locais. Por isso, a justificativa apresentada na época pelo então secretário Wolney Trindade não procede em nosso entendimento. É necessário reforço dos serviços de segurança pública no local, direito fundamental de toda a população para a plena garantia da qualidade de vida, mas isso não se dará com o fechamento dos portões, o que, pelo contrário, só vem gerando constrangimentos e mais preocupações para todos”, declara Renatinho.

Renatinho não irá parar de cobrar e lutar para que os portões laterais do Campo de São Bento voltem a ser abertos durante a semana. Segue a luta até que o novo secretário reveja a posição adotada anteriormente e atenda a população local!!!


Indicação Legislativa feita por Renatinho na última semana


Um comentário:

  1. RENATINHO,
    todo meu apoio a reabertura dos portoes do Campo de Sao Bento, tanto os portoes laterais quanto o retorno do horário de até as 22h.
    Espero o dia em que, inclusive, nem tenhamos mais grades ao seu redor.
    Precisamos de uma política de seguranca verdadeiramente pública e pautada por outras premissas que nao a do medo e do esvaziamento dos espacos urbanos.
    Sds,
    Ana Cabral

    ResponderExcluir