sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Por uma cidade de portas abertas e tribuna livre!

“Luto por uma cidade de portas abertas e tribuna livre!"

Que receba a população e discuta com ela seus projetos. Programe e execute suas necessidades e desejos.  Portas abertas para a acessibilidade, saúde, educação, cultura e lazer.” Desde o primeiro mandato/ 2001, cumpro com meu dever de ouvir a população para juntos indicar, encaminhar projetos e leis.  

Com a seresta “Chão de Estrelas” foi assim: Ouvimos a comunidade e propusemos um projeto que foi atendido. No ano passado - sob ameaça de extinção - fizemos o projeto do seu tombamento cultural.  


Nossa luta continua e a cada dia, uma batalha!

Os portões laterais do Campo de São Bento continuam fechados durante a semana. Um desrespeito com as pessoas que utilizam aquele espaço de lazer e saúde. Enquanto as praças no Rio de Janeiro estão sendo desgradeadas, aqui o secretário de segurança, diz que vai fechar mais! Isso mostra o despreparo e a falta de democracia em que o executivo da cidade está mergulhado! Qual seriam os interesses que eles defendem para contrariar tanto a vontade da população?  
Continuaremos  lutando pela abertura dos portões laterais do Campo de São Bento e para a implementação de projetos em todas as praças: Academia da 3ª Idade, Academia da Dança, Academia da Música, o  jogo de  Xadrez nas Praças são alguns deles.


As manifestações artísticas da nossa população devem ser contempladas!

Temos excelentes artistas! Músicos, atores, artesãos, artistas plásticos que nunca tiveram acesso a praça para viabilização de seus projetos, nem concursos públicos para lecionarem. A prefeitura não ouve. Criaram um nicho para os amigos e amigos dos amigos...

O Projeto do Pólo de Artesãos só funciona em Icaraí, mas quando foi criado, na sua origem, era para ser fomentado em todos os bairros da cidade, agregando as pessoas e gerando renda.

Lutamos para que sejam criadas escolas públicas de música, dança, teatro, fotografia, cinema e áudio visual, dando acesso à cultura e educando nossos jovens para uma vida melhor.


Niterói: Uma cidade paraíso da especulação imobiliária!

Niterói possui obras de arte de Oscar Niemeyer não freqüentadas, nem utilizadas pela maioria da população. Estão lá criando as imagens de cartões postais necessárias para vender a cidade ao capital imobiliário.


Obras de arte para quem?

Basta passar em frente ao Memorial Roberto Silveira e ao Teatro Popular para perceber sua subutilização. Estão vazios! Não há gente! Não há artes! Não existe calor humano! De longe são belas as paredes arredondadas... Mas, para a acessibilidade suas rampas e distâncias não atendem as necessidades da população. Temos um Teatro e um Museu de Arte para a posteridade! Mas, sem a Escola de Artes não formaremos artistas que os preencham com seus espetáculos. E sem a cultura da arte, nem a platéia de espectadores teremos!


Precisamos de espaços públicos de cultura!

O prédio do Cinema Icaraí precisa ser tombado definitivamente. Ali podemos abrigar a OSN – Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, a Escola de Artes e ter de volta  as salas de cinema como a população deseja. Não podemos correr o risco de perdê-lo para a especulação imobiliária, ávida de espaços para os mega eventos, que pouco legado nos deixariam.
Para que sejamos vitoriosos nessa luta, estamos convocando toda população da cidade para amanhã, sábado, dia 15/ 10, a partir das 9 horas, na frente do prédio do Cinema Icaraí para dar seu apoio, assinando o nosso manifesto em defesa do tombamento definitivo.  


               Vereador Renatinho/ PSOL - Presidente da Comissão de 
Direitos Humanos da Câmara Municipal.



Saiba mais sobre a luta do Cinema Icaraí, clique nos links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário