quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SUPERMERCADO GUANABARA E PREFEITURA DE NITERÓI: TRÂNSITO CAÓTICO!

Estacionamento permaneceu fechado por ordem da Prefeitura, tumultuando ainda mais o trânsito.  (foto: G1 - Globo)

Ao conceder liminar em favor do Supermercado Guanabara, para reabrir a filial de Niterói, que fica em uma das principais vias da cidade, a Marquês de Paraná, no Centro, a juíza Angélica dos Santos Costa – do plantão judicial da capital – acabou refletindo o que o vereador Renatinho (PSOL) defendeu, na última terça-feira (18-10), no plenário da Câmara Municipal.

“Não estamos defendendo o Guanabara, que tem seu percentual de culpa pelos transtornos, pois optou por construir seu mercado ali naquele local sem que houvesse maior planejamento viário da Prefeitura, e com a permissão de mesma. Mas o certo é que Niterói é um caos, com promoção de mercado ou sem promoção de mercado”, afirmou Renatinho.

Segundo o vereador, “a cidade cresce desordenadamente, por causa da liberação da construção de um prédio atrás do outro, com enormes benefícios à especulação imobiliária e às empresas de ônibus. Isso gera esse trânsito caótico, do qual somos vítimas diariamente”, assinalou o vereador Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Niterói.
Parte da decisão da magistrada demonstra a total incompetência da Prefeitura de Niterói em administrar e ordenar a cidade:

“A justificativa apresentada (pela Prefeitura) para obstaculizar a realização do evento promocional é, no mínimo, falaciosa, eis que é de domínio público a situação caótica do trânsito na cidade de Niterói, não sendo lícito ao município de tal localidade transferir a deficiência, a inoperância e a incapacidade suas de gerir o trânsito local, ao evento produzido pelas empresas privadas. Isso posto, DEFIRO A LIMINAR, para determinar que a autoridade coatora se abstenha de praticar qualquer ato que obste a realização do evento mencionado na inicial”, escreveu a juíza Angélica dos Santos Costa.
População se revoltou em frente ao mercado! (Foto: G1 - Globo)
Na sessão plenária de hoje, o Vereador Renatinho leu parte da decisão judicial e expôs novamente a sua posição perante os demais vereadores:


“Estamos cobrando providências de ambas as partes! O governo do PT, aliado também do atual governo do PDT, foi quem autorizou a instalação do mercado de maneira irresponsável na Marques de Paraná, assim como autorizou a construção daquele prédio enorme em frente ao Hortifuti com mais de 600 unidades de apartamentos, assim como aquele em frente ao Rio Cricket, entre outros! Ou seja, não discordamos que o Guanabara tem sua parcela de responsabilidade e que terá de, junto com o Poder Público, buscar meios de realizar sua atividade sem gerar transtornos para a cidade! Mas seguiremos denunciando que este governo, que se associa à especulação imobiliária, é o grande responsável pelo caos no trânsito na cidade como um todo!”, disse o vereador do PSOL Niterói.

Um comentário:

  1. Quem tem que resolver problemas de trânsito,são os Engenheiros.Inventaram agora resolvam.E não fechando lojas ou querendo tirar nós dos nossos automóveis ou coisas parecidas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir